Pré-lançamento do Manual de Formação em Ciência Aberta

. 25 de Outubro de 2018

Está disponível a partir de hoje uma versão prévia, ainda em fase de revisão,  do Manual de Formação em Ciência Aberta (https://github.com/Open-Science-Training-Handbook/Open-Science-Training-Handbook_PT), a tradução para português do Open Science Training Handbook (https://book.fosteropenscience.eu/), inicialmente desenvolvido, por iniciativa e com o patrocínio do projeto FOSTERPlus (https://www.fosteropenscience.eu/),  por um grupo de catorze autores que se reuniram em Hanover, em fevereiro de 2018, para criar um manual aberto e vivo sobre formação em Ciência Aberta.

O Manual de Formação em Ciência Aberta oferece orientações e recursos para instrutores e formadores no âmbito da Ciência Aberta, sugerindo métodos, instruções,  e apresentando exemplos de exercícios que podem ajudar os formadores a concretizarem os seus próprios planos de formação sobre a Ciência Aberta. Construído com base na experiência acumulada dos autores, este manual é orientado para o ensino prático do conhecimento aberto em ambiente educacional.

 

A versão portuguesa que agora se disponibiliza, como um dos contributos nacionais para a Semana Internacional do Acesso Aberto, é resultado do trabalho colaborativo de 23  tradutores (https://github.com/Open-Science-Training-Handbook/Open-Science-Training-Handbook_PT/tree/master/08FichaTecnica), com coordenação e revisão por parte da direção portuguesa do projeto FOSTERPlus  e de um dos autores do Handbook original. Os capítulos que se encontram disponíveis no Github estão ainda a ser revistos, pelo que agradecemos eventuais comentários e sugestões através da funcionalidade “Issue” do Github. Alternativamente os comentários e sugestões podem ser enviados para o endereço openaccess@sdum.uminho.pt com o Assunto: Manual de Formação em Ciência Aberta.

 

Pretende-se concluir a atual revisão da tradução e a produzir a versão 1.0 do Manual até ao final do mês de Outubro e disponibilizá-la no GitBook, e em diversos formatos, nos primeiros dias de novembro.

 

O grupo que coordena esta primeira versão do Manual de Formação em Ciência Aberta pondera ainda o desenvolvimento, em 2019,  de uma segunda versão do Manual, que não resulte da simples tradução do Open Science Training Handbook, mas que inclua conteúdos, exemplos, bibliografia e outros recursos originalmente em português.

 

Para se manterem informados sobre os desenvolvimentos relacionados com o Manual de Formação em Ciência podem continuar a acompanhar o seu conteúdo no Github (https://github.com/Open-Science-Training-Handbook/Open-Science-Training-Handbook_PT) e para acompanharem o conjunto da atividade do projeto FOSTERPlus podem subscrever a sua newsletter aqui: https://fosteropenscience.us16.list-manage.com/subscribe?u=c9575216d7047154957c576e2&id=4bb89bd1c2

Tags: ,

Categorias: blogue & notícias, FOSTER

Sobre o Autor ()

Membro do Gabinete de Gestão de Informação Científica, Repositórios e Ciência Aberta dos Serviços de Documentação e Bibliotecas da Universidade do Minho.

Comentários encerrados.