Lançamento do Manual de Formação em Ciência Aberta

. 14 de Dezembro de 2018

Como prenda de Natal antecipada, vimos anunciar o lançamento do Manual de Formação em Ciência Aberta, desenvolvido no âmbito do projeto FOSTERPlus.

O Manual de Formação em Ciência Aberta pretende apoiar todos aqueles que pretendam organizar e acolher ações de formação mais eficazes, participadas e interativas, e assim promover a adoção de práticas de investigação abertas.

Foi inicialmente escrito por 14 autores num booksprint em Hannover, em fevereiro de 2018, e posteriormente traduzido para Português por 23 tradutores. Encontra-se agora disponível via Gitbook e em formato mobi.

O Manual está estruturado em 3 secções principais. Na primeira, Introdução à Ciência Aberta, pode encontrar a explicação dos principais temas da Ciência Aberta: Dados e Materiais de Investigação Abertos; Software Aberto Usado na Investigação e Software de Código Aberto; Investigação Reprodutível e Análise de Dados; Acesso Aberto a Publicações, etc.

No capítulo Sobre Aprendizagem e Formação encontrará uma visão geral das teorias pedagógicas, estratégias de formação e orientação prática na elaboração de um curso e, nos Aspetos organizativos, checklists e orientação prática para a organização de workshops e outros eventos formativos.

Finalmente na secção Exemplos e Orientação Prática, poderá encontrar exercícios práticos para incorporar nos seus eventos de formação. Este Manual está em constante evolução, pelo que poderá sugerir novos exercícios usando o seguinte formulário.

O Manual de Formação em Ciência Aberta é disponibilizado com a Licença CC 0 para facilitar a reutilização. Não deixe de consultar este importante recurso!

Tags:

Categorias: sobre os projetos

Sobre o Autor ()

Membro do Gabinete de Gestão de Informação Científica, Repositórios e Ciência Aberta dos Serviços de Documentação e Bibliotecas da Universidade do Minho.

Comentários encerrados.