Guias OpenAIRE sobre Ciência Aberta

. 1 de Abril de 2019

O OpenAIRE, no âmbito da sua atividade, envolvendo todas as partes interessadas para a implementação efetiva da Ciência Aberta, desenvolve e disponibiliza serviços que possibilitam a ligação da investigação e permitem que investigadores, fornecedores de conteúdos, financiadores e gestores de projetos adotem facilmente a Ciência Aberta.

OpenAIRE

Para colocar em prática a implementação da Ciência Aberta, o OpenAIRE desenvolve vários materiais de formação para os diferentes intervenientes, para que adquiram as habilidades e competências no âmbito da Ciência Aberta, bem como para auxiliar a utilização dos serviços OpenAIRE.

Área de suporte do OpenAIRE

Página de suporte do OpenAIRE

A área de suporte do OpenAIRE, em constante atualização, disponibiliza diferentes tipologias de materiais para os vários intervenientes nos processos de investigação e utilizadores dos serviços OpenAIRE, como se pode visualizar na imagem anterior. Neste artigo são destacados os guias com informação dedicada aos diferentes intervenientes na prática da Ciência Aberta e sobre a utilização dos serviços OpenAIRE, como por exemplo sobre planos de gestão de dados, licenciamento e reutilização de dados de investigação, serviços OpenAIRE para investigadores, gestores de repositórios, coordenadores de projetos e financiadores.

Guias para Investigadores

Gestão de Dados de Investigação

Licenciamento e Reutilização de Dados de Investigação

Serviços OpenAIRE para Investigadores


Guias para Gestores de Repositórios

Serviços OpenAIRE para Gestores de Repositórios


Guias para Coordenadores de projetos


Guias para Financiadores

Poderá consultar todos os guias produzidos pelo OpenAIRE em www.openaire.eu/guides e a sua página de suporte onde são disponibilizadas todas as tipologias de materiais em www.openaire.eu/support.

Acompanhe todas as novidades nas redes sociais do OpenAIRE

Tags: , , ,

Categorias: blogue & notícias, guias & tutoriais, OpenAIRE, sobre os projetos

Sobre o Autor ()

Membro do Gabinete de Gestão de Informação Científica, Repositórios e Ciência Aberta dos Serviços de Documentação e Bibliotecas da Universidade do Minho.

Comentários encerrados.