Conteúdos Webinar – Dicas para cumprimento dos Requisitos OA do H2020 e Ferramentas OpenAIRE para apoiar o reporting

. 13 de Maio de 2019

No passado dia 29 de abril decorreu o Webinar sobre o cumprimento dos requisitos de Acesso Aberto às publicações no H2020 e serviços OpenAIRE para apoiar o seu cumprimento.

Este Webinar teve como objetivo, numa primeira parte, o esclarecimento de questões relacionadas com os requisitos do Acesso Aberto às publicações científicas no Horizonte 2020, detalhando as especificações mais relevantes tais como: onde depositar as publicações, o que depositar e quando depositar; bem como a apresentação de algumas questões práticas no que diz respeito à publicação em Acesso Aberto, como por exemplo os custos de publicação (APCs – Article Processing Charges).

Na segunda parte do Webinar, foram apresentados os serviços OpenAIRE para apoiar o cumprimento dos requisitos apresentados anteriormente, nomeadamente o serviço de descoberta do OpenAIRE – OpenAIRE Explore – e as suas funcionalidades de pesquisa, identificação de repositórios para o depósito dos resultados de investigação, e a funcionalidade de ligação entre produtos de investigação e projetos.

A funcionalidade de ligação do OpenAIRE – OpenAIRE Link Service – é uma das mais relevantes para o apoio à função de reporting dos Projetos junto da Comissão Europeia, uma vez que o OpenAIRE é a fonte autoritativa para a Comissão Europeia para os Projetos H2020, e ao assegurar as ligações das publicações aos projetos através do OpenAIRE, elas serão automaticamente reportadas no EC’s Participant Portal.

Por fim, foi realizada uma sessão de demonstração do serviço OpenAIRE Explore com destaque para a funcionalidade de ligação e as páginas públicas dos projetos e organizações no portal do OpenAIRE.

Materiais

Os materiais resultantes deste Webinar estão disponíveis para consulta online em:

Tags: , , , , , , ,

Categorias: OpenAIRE, políticas, sobre os projetos, vídeos & apresentações