Conteúdos Webinar – projeto FIT4RRI

. 20 de Junho de 2019

O projeto FIT4RRI (Fostering improved training tools for responsible research& innovation) tem como objetivo colmatar o fosso entre a Investigação Responsável e Inovação (RRI- Responsible Research and Innovation) e a Ciência Aberta, ajudando as entidades financiadoras a gerir processos de transformação que afetam a ciência, em especial os que se referem ao impacto da ciência na sociedade.

Em 2019 foi iniciado um ciclo de webinares, com periodicidade trimestral, em que se pretende divulgar os principais resultados e conclusões do projeto.

No primeiro webinar, Critical trends shaping Science: benchmarking report from the FIT4RRI project, que decorreu no dia 19 de Fevereiro, Luciano d’Andrea (Knowledge Innovation) apresentou os principais resultados da revisão de literatura e do relatório de benchmarking efetuado, refletindo sobre algumas questões-chave relativas à Pesquisa Responsável e Inovação e Ciência Aberta: as mudanças na ciência, resultado de um contexto mais amplo de mudanças na sociedade; como essas mudanças influenciam as relações entre ciência e sociedade e os mecanismos de produção do conhecimento científico; como a Investigação Responsável e Inovação é interpretada; e quais barreiras e tendências que surgem da implementação da Investigação Responsável e Inovação. Estes resultados fornecem orientações e estratégias para incorporar institucionalmente a Investigação Responsável e Inovação e Ciência Aberta em organizações de investigação, e estão resumidos no seguinte documento: https://doi.org/10.5281/zenodo.2268891.

Pode aceder à gravação do webinar aqui.

No segundo webinar, Variability of RRI & Open Science – an analysis of different sectors and national contexts, que decorreu a 18 de Junho, Harro Van Lente (Maastricht University) divulgou os principais resultados do diagnóstico sectorial, uma reflexão sobre como as dinâmicas relacionadas com a Investigação Responsável e Inovação e Ciência Aberta variam em diferentes setores e contextos nacionais. Para esta análise, foi feita uma revisão da literatura em cinco setores: Energia Sustentável; Ciência dos materiais; Tecnologias de Informação e Comunicação; Biotecnologia; e Fotónica. Foram realizados workshops em cinco países: Grécia, Itália, Países Baixos, Noruega e Portugal com investigadores daqueles cinco setores, e feitas recomendações para as experiências de co-criação a levar a cabo pelos parceiros do projeto. O relatório resumo deste diagnóstico está disponível aqui: https://zenodo.org/record/1434358.

Pode aceder à gravação do webinar aqui.

Fique atento pois em breve divulgaremos o próximo webinar!

Tags:

Categorias: sobre os projetos

Membro do Gabinete de Gestão de Informação Científica, Repositórios e Ciência Aberta dos Serviços de Documentação e Bibliotecas da Universidade do Minho.