5.º Fórum GDI – recursos disponíveis

. 29 de Novembro de 2019

Na passada semana, dia 22 teve lugar na Universidade de Aveiro, o 5.º Fórum de Gestão de Dados de Investigação, reforçando-se o crescimento desta comunidade, não só pelo volume de apresentações, mas também pelo número de participantes e pela vontade de partilha de práticas em torno dos Dados!

Este ano contámos ainda com a participação do Nó português da Research Data Alliance, com apresentação de testemunhos, feitos na primeira pessoa, de bolseiros que participaram na 14.ª Reunião Plenária da RDA, em Helsínquia.

O keynote deste ano foi Jonathan Crabtree, Diretor da Ciberinfraestrutura do Instituto Odum para a Investigação em Ciências Sociais, da Universidade da Carolina do Norte, nos EUA, sobre curadoria, gestão, partilha e arquivo de dados, onde ficou bem patente a sua larga experiência nesta área, em particular no que diz respeito ao software Dataverse – para a criação e implementação de repositórios de dados de investigação.

Nas flash talks apresentaram-se temas que foram desde os vocabulários controlados, aos serviços e ferramentas de apoio à GDI e à partilha de práticas de GDI de projetos nacionais, entre outros.

Com forte cariz prático, o Fórum manteve o modelo dos workshops que aconteceram da parte da tarde. Um mais vocacionado para quem ainda está a iniciar o seu trabalho, na área dos dados de investigação – Café com dados –  este ano orientado para a questão dos Príncípios FAIR e, outro, com um maior nível de aprofundamento temático, desta vez com a apresentação dos resultados do Projeto TAIL, sob a responsabilidade do INESC TEC FEUP.

Todos os recursos do Fórum já se encontram disponíveis:
Apresentações
Gravações
Fotografias

Até ao próximo Fórum GDI!

Tags: , ,

Categorias: GDI, RCAAP, sobre os projetos

Colaboradora no Gabinete de Gestão de Informação Científica, Repositórios e Ciência Aberta | Serviço de Documentação e Bibliotecas | Universidade do Minho