Apresentação pública do novo MOOC “O Essencial da Gestão de Dados de Investigação”

. 26 de Novembro de 2019

Foi apresentado durante o 5º Fórum GDI, realizado no passado dia 22 de novembro em Aveiro, o MOOC “O Essencial da Gestão de Dados de Investigação”.

Este novo curso sobre gestão de dados de investigação que integra o portfólio da plataforma NAU foca-se nos principais componentes para uma compreensão ampla e funcional dos processos associados à gestão de dados ao longo do ciclo de vida da investigação:
i) o que são dados de investigação;
ii) planos de gestão de dados;
iii) documentar e organizar dados;
iv) licenciamento, proteção e propriedade dos dados;
v) partilhar e depositar dados em repositórios;
vi) requisitos dos financiadores para a partilha de dados e políticas dos editores para a disponibilização de dados.

O curso dirige-se em primeiro lugar aos investigadores e alunos de doutoramento, procurando facultar os conhecimentos e competências básicas que permitam começar desde logo a gerir os dados que são produzidos no âmbito da sua investigação. Mas o curso será também útil a outros profissionais que exercem atividades de suporte à gestão de dados de investigação.

O curso é promovido pela Secretaria Geral da Educação e Ciência com desenvolvimento técnico dos Serviços de Documentação da Universidade do Minho e disponibilizado em formato MOOC na Plataforma NAU (https://lms.nau.edu.pt/).

Consulte aqui a apresentação realizada:

Tags: , ,

Categorias: GDI, vídeos & apresentações

Sobre o Autor ()

Especialista de Informação e Gestor de projetos Open Science. Bibliotecário. Chefe de Divisão nos Serviços de Documentação da Universidade do Minho.

Comentários encerrados.