Estratégia Europeia para os Dados

. 27 de Março de 2020

No dia 19 de fevereiro a Comissão Europeia publicou a Comunicação “A European strategy for data” que apresenta uma estratégia de medidas políticas e investimentos para habilitar a economia de dados para os próximos cinco anos. Esta estratégia de dados é apresentada ao mesmo tempo que as comunicações da Comissão Europeia sobre “Shaping Europe’s digital future” e o “White Paper on artificial intelligence“.

Para cumprir a sua ambição de se tornar um líder na economia global dos dados, a União Europeia necessita de lidar com um conjunto de questões como a conectividade e armazenamento, a ciber-segurança e a carência de competências digitais. Melhores estruturas de governação e um aumento do conjunto de dados de qualidade disponíveis para utilização e reutilização são também um requisito. Esta Comunicação descreve a estratégia para abordar estas questões, fazendo pleno uso do forte quadro jurídico existente já em vigor (por exemplo , o RGPD e os direitos das bases de dados) e o potencial oferecido pelo mercado interno único.

A European strategy for data

Para saber mais sobre a estratégia Europeia para os Dados, consulte o relatório completo aqui.
.
A European strategy for data

“O objetivo da estratégia Europeia de dados é assegurar que a União Europeia se torne um modelo e líder para uma sociedade fortalecida por dados. Para tal, tem como objetivo a criação de um verdadeiro espaço espaço de dados Europeu, um mercado único de dados, para desbloquear dados não utilizados, permitindo a sua livre circulação na União Europeia e entre setores, em benefício das empresas, investigadores e administrações públicas. Cidadãos, empresas e organizações deverão ser capacitados para tomarem melhores decisões com base em conhecimentos obtidos de dados não pessoais. Esses dados devem estar disponíveis a todos, sejam eles públicos ou privados, start-up ou gigantes.”

Ligações úteis


Nota: Este artigo foi redigido com base na consulta da resposta do OpenAIRE à Estratégia Europeia para os Dados, que poderá ser consultada aqui.

Tags: , ,

Categorias: dados científicos, publicações & documentos

Sobre o Autor ()

Membro do Gabinete de Gestão de Informação Científica, Repositórios e Ciência Aberta dos Serviços de Documentação e Bibliotecas da Universidade do Minho.

Comentários encerrados.