DSpace 7 – A nova geração de Repositórios!

. 27 de Abril de 2020

A plataforma de repositórios DSpace tem servido a comunidade mundial há vários anos e tem sido uma aliada de peso na promoção do acesso aberto e no suporte a redes de repositórios por todo o mundo.

Contudo, as novas exigências tecnológicas e as necessidades da comunidade aumentaram e levaram à criação de uma nova versão do software open source, baseada em novos conceitos, quer tecnológicos, quer de gestão de informação. Assim nasceu o DSpace 7!

Esta nova versão caracteriza-se pela reformulação completa da sua arquitetura técnica, baseada numa API interna que comunica com um interface gráfico mais apelativo e moderno baseado em Angular.

Mas o mais interessante para os gestores de repositórios é a reformulação da arquitetura de informação baseada em entidades. Nesta versão será possível gerir a informação de um autor, de um financiamento, de uma revista, ou configurar qualquer outra entidade que tenha um perfil próprio e que possa ser interligada com outras entidades. Com esta arquitetura será finalmente possível identificar de forma inequívoca os autores, financiamento, etc… e obter um nível de detalhe de informação que não existia até agora, proporcionando novos serviços para a comunidade.

Todo este modelo de dados aproxima-se dos conceitos CRIS e dos requisitos das recentes diretrizes internacionais. Assim, o DSpace 7 terá suporte para as diretrizes de repositórios de literatura OpenAIRE 4.0, que adota os vocabulários controlados do COAR.

Houve recentemente um investimento maior para acelerar o desenvolvimento técnico da plataforma e serão disponibilizadas várias versões de teste até à versão final que se prevê para o final de 2020.

Links úteis:
Página do DSpace 7: https://duraspace.org/dspace/dspace-7/
Status do DSpace 7: https://wiki.lyrasis.org/display/DSPACE/DSpace+Release+7.0+Status
Demos: https://wiki.lyrasis.org/display/DSPACE/DSpace+7+Preview+Release#DSpace7PreviewRelease-TryitoutusingtheDemoSite

José Carona Carvalho

Gestor de Projeto no Gabinete de Projetos Open Access dos Serviços de Documentação da Universidade do Minho. Gestão dos serviços de informação, apoio e formação são as áreas de intervenção.

Tags: , , ,

Categorias: internacional, interoperabilidade, nacional, OpenAIRE, OpenAIRE-Connect, OpenAIRE2020, OpenAIREplus, RCAAP, repositórios, sobre os projetos

Comentários encerrados.