DSpace disponibiliza relatório anual 19/20

. 11 de Dezembro de 2020

Foi disponibilizado recentemente o relatório anual 19/20 do DSpace, dando conta da relação de 18 anos com a Comunidade, estatísticas relevantes da sua atividade, alteração organizacional derivada da fusão da DuraSpace com a LYRASIS, identificação dos membros e parceiros da Comunidade DSpace e uma visão geral técnica sobre os progressos da versão 7.

Recordamos que o DSpace é um software de código aberto utilizado para a criação de repositórios de Acesso Aberto centrado no armazenamento a longo prazo, acesso e preservação de conteúdos digitais. Com uma história de 18 anos e com um forte apoio dos membros e participação ativa de organizações localizadas em todo o mundo.

Nos últimos 18 meses, foram feitos progressos no desenvolvimento e lançamento do DSpace 7, que se encontra agora em Beta (DSpace 7.0 Beta 3). Construir e sustentar uma Comunidade forte é um objetivo estrutural para o DSpace Program, tendo por base representantes de organizações membro que planeiam, implementam, desenvolvem e sustentam o software com contributos de diversos grupos de trabalho.

A DuraSpace e a LYRASIS fundiram-se em julho de 2019, sendo agora a LYRASIS a “casa mãe” do DSpace. A partir dessa data os membros do DSpace aumentaram 50% face aos anteriores números divulgados. A lista dos membros que apoiam o DSpace pode ser consultada aqui.

Entre julho de 2019 e junho de 2020, o grupo de trabalho do DSpace 7 fez progressos bastante consistentes. Os desenvolvimentos do DSpace têm sido assegurados pelos membros Atmire, 4Science e FCT/RCAAP.

Para saber mais poderá consultar um artigo anteriormente publicado aqui no Blog ou no próprio relatório.

Mais detalhes outras informações, aceda a: https://duraspace.org/dspace/

Este artigo foi redigido com base no relatório do DSpace “Annual Report FY2019-20

Raquel Truta

Membro da equipa do gabinete de Gestão de Informação Científica, Repositórios e Ciência Aberta

Tags: ,

Categorias: blogue & notícias, institucional

Comentários encerrados.