12ª Conferência Luso-Brasileira de Ciência Aberta – chamada de trabalhos

. 7 de Janeiro de 2021

A 12ª Conferência-Luso Brasileira de Ciência Aberta (ConfOA) irá realizar-se na Universidade do Minho, em Braga, nos dias 13, 14 e 15 de outubro de 2021. Dando continuidade ao êxito das edições anteriores e mantendo a parceria existente desde 2010, o evento é organizado pelos Serviço de Documentação e Bibliotecas da Universidade do Minho (USDB), pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) e pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT).

Com o tema “Ciência Aberta: Diversidade, Inclusão e Sustentabilidade”, a 12ª ConfOA pretende consolidar o alargamento do âmbito da Conferência, abrangendo as diversas dimensões da  Ciência Aberta. O tema deste ano pretende também sublinhar alguns dos valores que devem estar associados à Ciência Aberta: a diversidade (reconhecendo e acolhendo vários modelos, soluções e experiências), a inclusão (garantindo que Ciência Aberta é de todos e para todos, e evitando a exclusão de áreas científicas ou regiões) e a sustentabilidade (procurando soluções e modelos eficientes, orientados a minimizar os custos e a maximizar os benefícios para toda a comunidade). 

A ConfOA pretende reunir as comunidades portuguesa, brasileira, bem como dos restantes países lusófonos, que desenvolvem atividades de investigação, desenvolvimento, gestão de serviços e definição de políticas relacionadas com a Ciência Aberta em todas as suas vertentes, nomeadamente o Acesso Aberto à Informação Científica e os Dados de Investigação. A ConfOA assume-se como o espaço privilegiado para promover a partilha, discussão e divulgação de conhecimentos, práticas e investigação sobre estas temáticas, em todas as suas dimensões e perspetivas.

Assim, convidamos a comunidade a apresentar propostas de trabalhos sobre os seguintes temas:

Acesso Aberto e Dados de Investigação Abertos: sistemas, políticas e práticas

  • Repositórios digitais – institucionais, temáticos, de dados de investigação ou de património cultural
  • Revistas científicas de Acesso Aberto
  • Inovação na comunicação científica para a Ciência Aberta
  • Publicação institucional em Acesso Aberto
  • Gestão de Dados de Investigação e dados FAIR
  • Definição, análise e avaliação de políticas institucionais e de financiadores
  • Modelos e padrões de metadados
  • Preservação Digital
  • Direitos de autor e Acesso Aberto

Ciência Aberta e outras expressões de conhecimento aberto

  • Ética, Integridade da Investigação e RRI (Responsible Research and Innovation /Investigação e Inovação Responsáveis)
  • A avaliação da investigação e dos investigadores na transição para Ciência Aberta
  • Ciência Cidadã
  • Dados governamentais abertos
  • Desenvolvimento e comunidades de software livre para a promoção do Acesso Aberto e da Ciência Aberta
  • Outras práticas de conhecimento aberto (hardware e software livre, educação aberta)

Gestão de informação de Ciência e Tecnologia

  • CRIS – Sistemas de Gestão de informação de Ciência e Tecnologia
  • Interoperabilidade entre sistemas de informação de apoio à atividade científica e académica
  • Normas e diretrizes
  • Identificadores persistentes

Acolheremos propostas sobre estes temas, bem como outros temas relacionados com os aspetos políticos, sociais, organizativos ou técnicos concomitantes com a Ciência Aberta.

Processo de apresentação de propostas:

A submissão de trabalhos é efetuada em: http://conferencias.rcaap.pt/ onde será desenvolvida a avaliação dos trabalhos. Consulte abaixo as orientações para cada tipo de proposta e respetivo modelo de apresentação.

Comunicações (Apresentação oral de 15 minutos)

As propostas para comunicação devem ter um mínimo de 2 páginas e um máximo de 4 páginas (ver e utilizar o modelo de proposta de comunicação). As propostas devem apresentar investigação ou desenvolvimento originais, privilegiando-se os trabalhos que relatem casos gerais (ou seja relativos a mais do que uma instituição ou sistema) e/ou que tenham relevância para uma audiência alargada.

As propostas com qualidade e relevância que não possam ser aceites como comunicações, poderão ser consideradas para apresentação como Pecha Kucha ou Póster.

Demos

Convidamos a apresentação de propostas , que devem ter 1 página (ver e utilizar o modelo de proposta de Demo), de Demos de ferramentas, produtos e serviços com potencial interesse para a promoção e o apoio às práticas de Acesso Aberto e Ciência Aberta. As Demos serão apresentadas durante a ConfOA (serão dadas indicações e instruções para a apresentação das Demos após a aceitação das propostas).

Pecha Kuchas

Os Pecha Kucha são apresentações de 7 minutos, com o máximo de 24 slides. As propostas deverão ter um mínimo de 1 página e um máximo de 2 páginas (ver e utilizar o modelo de proposta de Pecha Kucha). As propostas de Pecha Kucha podem apresentar trabalhos de investigação e desenvolvimento recentes ou em conclusão, e eventualmente casos concretos e localizados, mas com interesse e relevância geral.

As propostas com qualidade e relevância que não possam ser aceites como Pecha Kucha poderão ser consideradas para apresentação como Póster.

Painéis

As propostas de Painel deverão ter um mínimo de 1 página e um máximo de 2 páginas (ver e utilizar o modelo de proposta de painel). As sessões de painel devem versar sobre temas e assuntos (das tecnologias às políticas) que tenham potencial interesse para a maioria dos participantes na ConfOA. Os painéis devem incluir diversos participantes como apresentadores (e desejavelmente com diversidade de pontos de vista, contextos, instituições etc.), sendo privilegiadas as propostas que incluam participantes de mais de uma nacionalidade. O painel deve prever tempo para pequenas apresentações dos integrantes do painel, e tempo para discussão com a audiência. O tempo total do painel será de 90 minutos.

Pósteres

Convidamos a apresentação de propostas de Pósteres, que devem ter 1 página (ver e utilizar o modelo de proposta de Póster), e servem para apresentar trabalho ainda em desenvolvimento ou experiências locais. Os Pósteres serão exibidos em formato papel ou formato digital (serão dadas indicações e instruções para a apresentação dos Pósteres após a aceitação das propostas), e serão apresentados oralmente na sessão “O meu Póster num minuto”.

Workshops e Tutoriais

Convidamos a apresentação de propostas de workshops e tutoriais sobre aspetos práticos ou teóricos relacionados com os temas da conferência. Deve ser utilizado o modelo de proposta de workshop ou tutorial, e a proposta de tutorial deve contemplar os seguintes aspetos:

·         O assunto e que conhecimentos se pretende transmitir

·         A dimensão da sessão (90 minutos, 180 minutos, ou dia completo)

·         O público-alvo e o número desejado de participantes

·         Os resultados de aprendizagem para os participantes

·         Requisitos tecnológicos e de espaço

Processo de avaliação

Todas as propostas de comunicação e Pecha Kucha serão avaliadas por dois membros da Comissão Científica (um do Brasil e um de Portugal) e as propostas de Demo, Póster, Painel e Workshops serão avaliadas pela Comissão Organizadora.

Aproximando-se das práticas de revisão por pares aberta, crescentemente defendidas como prática de Ciência Aberta, também nesta edição da ConfOA a identidade dos autores e dos avaliadores de cada trabalho será dada a conhecer.

Datas importantes:

06 de janeiro de 2021: Chamada de trabalhos

31 de março de 2020: Fim do prazo para apresentação de propostas

– 00H de Lisboa – Portugal

– 21H de Brasília – Brasil

*Horários a confirmar/atualizar em função das alterações do horário de verão.

14 e 15 de junho de 2021: Notificação da aceitação das propostas

Tags: , , , , , , , ,

Categorias: blogue & notícias, institucional, internacional, nacional, RCAAP, sobre os projetos, temático

Sobre o Autor ()

Membro da equipa do gabinete de Gestão de Informação Científica, Repositórios e Ciência Aberta

Comentários encerrados.