Serviços OpenAIRE para a Gestão de Dados de Investigação

. 25 de Janeiro de 2021

O OpenAIRE encerra em si a missão de organizar, produzir e disponibilizar serviços, ferramentas e informação de suporte à Ciência Aberta e a sua implementação. Nos últimos anos tem dado especial atenção ao desenvolvimento de serviços para a Gestão de Dados de Investigação (GDI), nomeadamente o Amnesia e ARGOS, para anonimização de conjuntos de dados e para elaboração de planos de gestão respetivamente, e ainda com a introdução de novas funcionalidade no repositório Zenodo. Complementarmente, no seu serviço de suporte, foram disponibilizados novos guias para auxiliar diferentes utilizadores.

Serviço para a criação de Planos de Gestão de Dados – PGD. Apoia na conceção, gestão e partilha e criação de ligações entre os PGDs e os produtos de investigação associados, preconizando um conjunto de boas práticas abertas e de dados FAIR.

Serviço de anonimização que permite a remoção de informação confidencial ou pessoal dos dados. O Amnesia transforma dados relacionais e transacionais em conjunto de dados anonimizados, com garantias formais de privacidade.

Repositório aberto multidisciplinar, que permite aos investigadores a partilha e a preservação dos seus resultados de investigação, independentemente do formato e tamanho, e ainda a atribuição de PIDs. É uma excelente opção para o investigador que não tenha acesso a um repositório adequado ou a sua instituição não disponha de um repositório de dados.

Serviço de capacitação e suporte que apresenta uma coleção variada de guias, factsheets, casos de uso e webinars, de onde se destacam os seguintes guias desenvolvidos recentemente na área da gestão e abertura de dados:

  • Como tornar os dados FAIR
  • Como criar um PDG
  • Como encontrar um repositório confiável para depósito de dados
  • Como licenciar os dados de investigação
  • Como reutilizar dados de outros autores
  • Como proteger os dados
  • Como lidar com dados sensíveis.

Tags: , ,

Categorias: dados científicos, GDI, guias & tutoriais, OpenAIRE

Sobre o Autor ()

Membro do Gabinete de Gestão de Informação Científica, Repositórios e Ciência Aberta dos Serviços de Documentação e Bibliotecas da Universidade do Minho.

Comentários encerrados.