OpenAIRE Week – Uma semana de sessões em torno da Ciência Aberta em formato online

. 20 de Outubro de 2020

Entre os dias 12 e 16 de Outubro de 2020, o OpenAIRE realizou uma semana de sessões abertas à comunidade científica, dirigidas a diferentes grupos de interesse (gestores de repositórios e infraestruturas, bibliotecários, profissionais e gestores de informação, investigadores, gestores de ciência, entre outros) oferecendo uma série de apresentações, em formato online.

Aqui foram apresentados os diferentes produtos que a Infraestrutura OpenAIRE desenvolve: serviços para fornecedores de conteúdos e para investigadores, criação de portais de agregação de resultados de investigação para comunidades de investigação, bem como o seu papel na implementação da European Open Science Cloud (EOSC). Aqui houve igualmente um tempo dedicado à partilha de experiências e esforços nacionais para implementação da EOSC a nível nacional, como foi o caso de Portugal.

Existiu também tempo para debate de ideias em torno da criação de uma base comum para efetivação da Ciência Aberta e as suas implicações no terreno, relacionadas com políticas, infraestruturas e orientações de interoperabilidade.

Se está interessado em ver ou rever alguns destes assuntos consulte aqui todos as gravações e apresentações.

Qualquer dúvida ou apoio que necessite no âmbito Ciência Aberta por favor contacte
openaire-portugal[@]usdb.uminho.pt

Tags: , , , , , ,

Categorias: OpenAIRE, sobre os projetos

Sobre o Autor ()

Colaboradora no Gabinete de Gestão de Informação Científica, Repositórios e Ciência Aberta | Serviço de Documentação e Bibliotecas | Universidade do Minho

Comentários encerrados.