OASIS – Open Access Scholarly Information Sourcebook

. 3 de Setembro de 2012

Geralmente, associamos a ideia de oásis a deserto, a algo que fornece um bem precioso onde ele não existe ao seu redor. Mas no caso deste OASIS – Open Access Scholarly Information Sourcebook – a história é quase a inversa. De facto, existe hoje uma grande abundância de recursos de informação sobre o Open Access, pelo que o grande valor do OASIS é apresentar uma excelente seleção de recursos básicos e essenciais, organizados de uma forma que me parece muito adequada.

O OASIS visa constituir-se como uma espécie de manual sobre o Acesso Aberto, que abrange o conceito, os princípios, as vantagens, as abordagens e os meios para alcançá-lo. O OASIS está organizado por públicos (Investigadores, Bibliotecários, Editores de revistas, Dirigentes académicos, Público em geral e Estudantes) e por tipos de conteúdos (Briefing Papers, Guides and Overviews, Video, Presentations, etc.).

Dois dos recursos incluídos poderão vir a merecer uma referência própria neste site num futuro próximo, mas ficam desde já aqui assinalados: o Open Access Map (um mapa que pretende representar o crescimento do Open Access no mundo e o Open Access Tracking Project (um feed de notícias sobre o Open Access).

Em síntese, o OASIS (http://www.openoasis.org) é um recurso de grande utilidade para quem se interessa ou trabalha com as questões do Acesso Aberto ao Conhecimento.

Categorias: blogues e websites, recursos & referência

Diretor dos Serviços de Documentação e Bibliotecas da Universidade do Minho