No décimo aniversário da Budapest Open Access Initiative: novas recomendações para estabelecer o Acesso Aberto como padrão na comunicação científica

. 12 de Setembro de 2012 . 0 Comments

Na sequência de uma reunião realizada este ano na Open Society Foundation, por ocasião do décimo aniversário da Iniciativa de Acesso Aberto de Budapeste (Budapest Open Access Initiative) que pela primeira vez definiu o conceito, foram hoje divulgadas novas recomendações que visam promover e orientar o desenvolvimento do Acesso Aberto na próxima década.

As recomendações foram desenvolvidas por alguns dos principais ativistas do movimento de Acesso Aberto (Open Access, abreviado como OA) que trabalharam na última década para proporcionar ao público acesso irrestrito e livre à literatura científica e académica. Tive o privilégio de participar na reunião e nas discussões posteriores que acompanharam a redação deste documento.

As recomendações de Acesso Aberto incluem o desenvolvimento de políticas de Acesso Aberto em instituições de ensino superior e agências de financiamento, o licenciamento aberto das obras académicas, o desenvolvimento de infraestruturas como repositórios de Acesso Aberto e a criação de padrões de conduta para a publicação em Acesso Aberto. As recomendações estabelecem também uma nova meta de transformar o Acesso Aberto como o método normal e padrão para a distribuição de nova literatura científica com revisão por pares em todas as disciplinas e em todos os países nos próximos dez anos.

Tags: ,

Categorias: blogue & notícias, internacional

Sobre o Autor ()

Diretor dos Serviços de Documentação da Universidade do Minho

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *