PUB IN – Publicações Inovadoras, Integradas e Inteligentes

. 4 de Março de 2021

A iniciativa PUB IN, desenvolvida pela Universidade do Minho (UM) em colaboração com a Unidade de Computação Científica Nacional da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT/FCCN), surge com o propósito de promover melhorias significativas na gestão dos serviços editoriais em Portugal através da adoção de inovações, integrações e otimização dos workflows das revistas científicas. 

O PUB IN tem como principais objetivos promover a gestão integrada da presença de revistas científicas nacionais em acesso aberto em diretórios e plataformas de  indexação nacionais e internacionais. Pretende-se ainda criar condições para melhorar a gestão das revistas por forma a simplificar, integrar e tornar coerente a oferta atual de plataformas para a gestão do ciclo de vida (submissão, revisão, publicação) editorial de revistas científicas nacionais.

Esta iniciativa serve ainda para atualizar o serviço SCIELO Portugal no sentido deste alinhar com as diretivas centrais e integrar novas normas da comunidade, através de novos critérios de admissão e manutenção na coleção como na adoção do novo formato de publicação SciELO PS em XML. 

Pretende neste contexto promover a modernização das plataformas de gestão do ciclo de vida editorial por forma a abraçar os conceitos de Ciência Aberta, tais como open peer review ou o open annotations, permitir novos paradigmas de relacionamento com o cidadão, o uso de formatos e protocolos reconhecidos internacionalmente e promover a preservação digital dos objetos digitais das revistas científicas

Finalmente, visa apoiar a comunidade nacional nas tarefas de gestão editorial para clarificar e otimizar os processos e orientar à possível obtenção de requisitos necessários para integrar bases de indexação.

Se está associado à gestão editorial de uma revista científica junte-se à iniciativa PUB IN através da subscrição da newsletter para receber todas as novidades!

Pode ainda consultar a agenda de eventos, online ou presenciais, associados às temáticas de gestão de revistas.

Consulte a base de conhecimento acerca das diferentes temáticas ou contacte-nos para sugerir novos tutoriais ou esclarecimentos adicionais. 

Acompanhe a iniciativa através das redes sociais, Youtube , Twitter e Facebook.

José Carona Carvalho

Gestor de Projeto no Gabinete de Projetos Open Access dos Serviços de Documentação da Universidade do Minho. Gestão dos serviços de informação, apoio e formação são as áreas de intervenção.

Tags: ,

Categorias: blogue & notícias, guias & tutoriais, nacional, Pub In, recursos & referência, revistas, sobre os projetos, temático

Comentários encerrados.