Novos critérios para integração de Revistas Científicas no SciELO Portugal

. 18 de Março de 2021

A iniciativa SciELO Portugal é uma biblioteca digital de acesso aberto, que abrange um conjunto de publicações com peer-review, de diferentes áreas do conhecimento, com o objetivo de promover as revistas científicas portuguesas e difundir mundialmente a produção científica nacional de qualidade, tornando-a acessível, de forma gratuita e em texto integral, a toda a comunidade científica nacional e internacional.

O SciELO Portugal passou recentemente por um processo de mudança na sua gestão para a Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P. (FCT), a Unidade de Computação Científica Nacional da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT/FCCN) e Universidade do Minho (UM). Neste processo, além da atualização tecnológica do serviço, foi ainda constituído um novo Comité Consultivo.

Este novo Comité Consultivo atualizou os Critérios, Política e Procedimentos para a admissão e a permanência de revistas científicas na Coleção SciELO Portugal que passaram a vigorar desde janeiro de 2021 para as revistas que integram a Coleção assim como as revistas que apresentem candidatura desde essa data.

Os novos Critérios SciELO Portugal pretendem garantir a atualização do serviço de acordo com as diretivas centrais do projeto SciELO, o alinhamento com as boas práticas da Ciência Aberta e a integração com as novas normas da comunidade.

A adoção progressiva das boas práticas da Ciência Aberta é a principal ação que as revistas científicas devem realizar para cumprir os novos critérios, o que implica um ajuste nas suas políticas e na sua gestão editorial, no que diz respeito principalmente a:

– Todos os documentos publicados devem ter o respetivo DOI (Digital Object Identifier);

– Disponibilização dos ORCID’s (Open Researcher and Contributor ID) de todos os autores. O ORCID é um identificador único de investigadores;

– Definição da política editorial nas instruções aos autores da aceitação de Pré-prints em prol da transparência, qualidade e rapidez;

Publicação contínua, modalidade de publicação em que se publicam os trabalhos assim que são aprovados, como garantia da aceleração da comunicação científica;

– A disponibilização dos dados de investigação utilizados nos artigos em repositórios de Acesso Aberto;

– Possibilidade de revisão por pares aberta (open peer review).

Para as revistas integradas na iniciativa SciELO Portugal, existe ainda a adoção de um novo formato de publicação para todos os trabalhos enviados para a Coleção SciELO Portugal, o SciELO Publishing Schema (SciELO PS) XML. O SciELO PS é composto pelas especificações NISO JATS Journal Publishing DTD, versão 1.0 e o Estilo SciELO PS com regras especializadas da metodologia SciELO. O processo de marcação no formato SciELO PS deve ser efetuado pelas equipas editoriais das revistas em substituição do formato HTML anteriormente usado.

O projeto PUB IN apoia no cumprimento destes novos critérios através de uma base de conhecimentos que está disponível no seu website.

José Carona Carvalho

Tags:

Categorias: blogue & notícias, dados científicos, nacional, publicações & documentos, recursos & referência, revistas

Comentários encerrados.