OpenAIRE-Nexus – serviços de comunicação académica para a EOSC

. 18 de Março de 2021

O projeto OpenAIRE-Nexus representa a continuidade dos projetos anteriores do OpenAIRE, tendo como objetivo central o desenvolvimento e disponibilização à comunidade, de um conjunto de serviços para implementar e acelerar a adoção da Ciência Aberta no contexto da EOSCEuropean Open Science Cloud.

OpenAIRE-Nexus

O projeto, com atividade entre janeiro de 2021 e junho de 2023, irá desenvolver um conjunto de atividades com vista a:

• Incorporar a utilização dos serviços OpenAIRE nos fluxos de trabalho dos investigadores, facilitando-lhes a aceitação e adoção de práticas de Ciência Aberta, de abertura e adoção dos dados FAIR.
  • Disponibilizar as ferramentas necessárias a instituições e comunidades de investigação para tornar os seus conteúdos mais visíveis e localizáveis.
  • Auxiliar os decisores a compreender melhor o ambiente da prática de Ciência Aberta, no que toca a novos incentivos, critérios de recompensa científica, indicadores de impacto, de modo a aumentar o potencial de investigação e inovação.
  • Fomentar a inovação, fornecendo às PMEs dados abertos sobre a produção científica.

Para tal, o projeto OpenAIRE-Nexus disponibiliza catorze serviços no contexto da implementação da EOSC, prestados por instituições públicas, e-infraestruturas e empresas, estando organizados em três portfólios:

PUBLISH

• Zenodo (repositório catch-all)
  • Episciences (Overlay Journal Platform)
  • Amnesia (ferramenta para anonimização de dados)
  • Argos (ferramenta para a criação de planos de gestão de dados)

MONITOR

• MONITOR (serviço para a monitorização dos resultados de investigação)
  • OpenCitations (serviço de publicação de dados bibliográficos e citações)
  • ScholExplorer (serviço de ligação entre publicações e dados de investigação)
  • UsageCounts (serviço de estatísticas de uso)
  • Open Science Observatory (serviço publicação de estatísticas e informação de monitorização sobre Ciência Aberta na Europa)
  • OpenAPC (serviço de recolha, agregação e publicação de informação sobre os APCs)
  • OpenAIRE AAI (serviço de autenticação federada)

DISCOVER

• PROVIDE (dashboard para fontes de informação e provedores de conteúdos, com vários serviços de interação com o OpenAIRE, como validação, enriquecimento de metadados, estatísticas de uso)
  • EXPLORE (serviço de descoberta de informação académica)
  • CONNECT (serviço de criação de portais de comunidades de investigação)

Alguns dos serviços são já amplamente utilizados na Europa e não só, estando integrados no OpenAIRE-Nexus para a constituição e consolidação de um portfólio uniforme de serviços de Ciência Aberta para a EOSC.

Representação do portfólio de serviços do OpenAIRE-Nexus

Evento de apresentação pública do projeto

No dia 10 de março decorreu a apresentação pública do projeto à comunidade, com o objetivo de dar a conhecer os vários serviços que constituem o seu portfólio, o seu contexto no âmbito da EOSC e os seus benefícios para os utilizadores, nomeadamente a adoção de práticas de Ciência Aberta, de abertura e adoção dos dados FAIR nas suas atividades de investigação, bem como o auxílio às atividades de gestão e monitorização dos resultados de investigação.

Para além disto, houve ainda lugar à apresentação de outros projetos que também desenvolvem serviços no contexto da EOSC, com o objetivo de encontrar pontos de encontro que permitam o desenvolvimento de sinergias e colaborações, para a oferta de soluções integradas e de valor acrescentado para os utilizadores.

Todas as apresentações realizadas neste evento estão disponíveis para consulta no portal do OpenAIRE em: www.openaire.eu/openaire-nexus-public-launch-event, podendo aceder tanto às apresentações como às gravações das diferentes sessões.

Sobre a participação da Universidade do Minho

A colaboração do Serviço de Documentação e Bibliotecas é centrada sobretudo nas atividades de suporte e formação para os utilizadores e fornecedores dos serviços do OpenAIRE, incluindo o desenvolvimento de ações de disseminação e comunicação das atividades e resultados do projeto.

OpenAIRE-Nexus

Início: 01/01/2021
Fim: 30/06/2023
Duração: 30 meses
Website: www.openaire.eu/openaire-nexus-project

Tags: , , , , ,

Categorias: OpenAIRE, sobre os projetos

Membro do Gabinete de Gestão de Informação Científica, Repositórios e Ciência Aberta dos Serviços de Documentação e Bibliotecas da Universidade do Minho.