Comunidade de Prática de Formadores em Ciência Aberta

. 18 de Março de 2021

Realizou-se no passado dia 26 de fevereiro, no decorrer da Semana OpenAIRE Portugal, uma reunião aberta da Comunidade de Prática de Formadores em Ciência Aberta.

Esta Comunidade é constituída pelos participantes nos Bootcamps para Formação de Formadores em Ciência Aberta que tiveram lugar em Lisboa (2018) e Salamanca (2019), levados a cabo no âmbito do projeto FOSTER Plus; e no Bootcamp para Formação de Formadores em Ciência Aberta e Investigação e Inovação Responsável realizado online em 2020 no âmbito do projeto FIT4RRI.

O objetivo principal desta Comunidade é permitir a troca de experiências e boas práticas, a partilha de iniciativas de formação, bem como a aprendizagem e aprofundamento de temas da Ciência Aberta. Com esta reunião pretendeu-se dar a conhecer a Comunidade e alargá-la a todos os que façam formação em Ciência Aberta e tenham disponibilidade para a integrar.

Nesta sessão foram ainda apresentados valiosos recursos do projeto OpenAIRE de apoio à Ciência Aberta, como guias e factsheets, e em seguida foram apresentadas várias iniciativas nacionais e institucionais de formação para estudantes e investigadores:

Ciência Aberta: um caminho rumo ao conhecimento, Ana Loureiro, Dina Rocha, Instituto Politécnico de Santarém
Caso do Centro de Investigação APPsyCI, Carlos Lopes, ISPA-Instituto Universitário
Como avaliar a fiabilidade de uma publicação científica em acesso aberto, Emília Pacheco, Universidade do Algarve
– Estímulos à formação de investigadores em CA e IR, Pedro Fernandes, Instituto Gulbenkian de Ciência
MOOC NAU “Essencial GDI”, Pedro Príncipe, Universidade do Minho

Poderá rever aqui a sessão.

Apelamos ainda a todos os interessados em trabalhar temas da Ciência Aberta, independentemente da sua função – bibliotecário, gestor de projeto, gestor de ciência, investigador,… – que se juntem a este grupo e venham fazer Ciência Aberta na prática connosco.

Caso pretenda integrar a Comunidade de Prática poderá inscrever-se através deste formulário.

Tags: , , , ,

Categorias: blogue & notícias, sobre os projetos

Membro do Gabinete de Gestão de Informação Científica, Repositórios e Ciência Aberta dos Serviços de Documentação e Bibliotecas da Universidade do Minho.