A Escola Nacional de Saúde Pública do Brasil, dá um passo decisivo para disponibilizar a sua produção científica em acesso aberto para todo o mundo

. 11 de Setembro de 2012 . 0 Comments

Decorreu ontem, dia 11 de Setembro, na Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP/Fiocruz),  e enquadrada nas comemorações dos seus 58 anos, a cerimónia de lançamento da sua Política Institucional de Acesso Aberto ao Conhecimento e do Repositório de Produção Científica. Após a mesa redonda “Direitos autorais e acesso à informação, conhecimento e cultura” (na qual participei com uma apresentação sobre  “Dez anos da Budapest Open Access Initiative: o passado, o presente e o futuro do Acesso Aberto”) o diretor Antônio Ivo de Carvalho assinou a portaria que estabelece a Política Institucional de Acesso Aberto.

Com esta política,  a  ENSP constitui-se como a primeira instituição de saúde do Brasil a possuir uma política mandatória de acesso aberto,  juntando-se assim às instituições mais avançadas de todo o mundo que trabalham por  uma ciência aberta. Tenho esperança que este passo corajoso da ENSP seja seguido por muitas outras instituições no Brasil (onde já existem diversas iniciativas muito relevantes) e no mundo.  Desde logo, generalizando-se a toda a Fundação Osvaldo Cruz  (Fiocruz) que contempla uma Política de Acesso Livre ao Conhecimento Científico como objetivo estratégico no seu no Plano Quadrienal 2011-2014.

A apresentação da política da ENSP foi o culminar de um processo que se iniciou em Abril de 2011, com o lançamento de site com uma carta de apoio ao acesso livre e a realização de um  Seminário Internacional Acesso Livre ao Conhecimento, no qual tive também o prazer de participar.

O Press Release da ENSP sobre a cerimónia de ontem está disponível aqui.

Tags: , ,

Categorias: blogue & notícias, internacional, políticas

Diretor dos Serviços de Documentação da Universidade do Minho