Webinares do projeto ON-MERRIT

. 29 de Abril de 2021

O projeto ON-MERRIT vai iniciar uma série de webinares sobre Ciência Aberta, Investigação e Inovação Responsável, o “Efeito Mateus” e a avaliação de Ciencia.

O primeiro webinar, a 18 de maio, conta com Tony Ross-Hellauer, coordenador do projeto ON-MERRIT, Bernhard Wieser e Stefan Reichman e terá como tema Matthew effects in Science. O Efeito Mateus foi introduzido em 1968 por Robert Merton na sequência de uma série de entrevistas com beneficiários do prémio Nobel, e descreve como o reconhecimento pelos pares gera uma dinâmica de vantagem cumulativa. Poderá a Ciência Aberta contrariar esta tendência e garantir a igualdade de oportunidades para todos os investigadores?

Segue-se a 11 de Junho Open Science as a driver to change? com a oradora convidada Paola Masuzzo. Paola Masuzzo é cientista de dados, investigadora do Instituto IGDORE e co-autora no Open Science MOOC. É uma defensora da Ciência Aberta e muitos recordarão o seu discurso apaixonado como keynote na Open Science FAIR de 2019 no Porto.

A 21 Junho Lizzie Gadd irá explorar os impactos negativos da avaliação de investigadores e universidades focada na publicação e na reputação, e práticas de avaliação responsável na sessão Researcher-level and university-level evaluation: same problem, same solution? Elizabeth Gadd é especialista em comunicações académicas e trabalha como gestora de política de investigação na Loughborough University.

O último webinar desta primeira série, a 07 Julho, contará com Dasapta Erwin Irawan, investigador e fundador do servidor de preprints RINarxiv, do Indonesia Science Institute. Dasapta irá partilhar a sua experiência na implementação de práticas de Ciência Aberta na Indonésia na sessão Open Science in Indonesia.

Contamos com a sua presença! Saiba mais e inscreva-se aqui.

Tags: , ,

Categorias: blogue & notícias, internacional, ON-MERRIT, sobre os projetos

Sobre o Autor ()

Membro do Gabinete de Gestão de Informação Científica, Repositórios e Ciência Aberta dos Serviços de Documentação e Bibliotecas da Universidade do Minho.

Comentários encerrados.