Ferramentas para avaliação FAIR de repositórios e conjuntos de dados

. 26 de Maio de 2021

O projeto FAIRsFAIR Fostering Fair Data Practices in Europe – (www.fairsfair.eu) tem como objetivo disponibilizar soluções práticas para a utilização dos princípios dos dados FAIR (Findable, Accessible, Interoperable, Reusable) ao longo do ciclo de vida dos dados de investigação. A sua ênfase está na promoção da cultura de dados FAIR e na adoção de boas práticas para tornar os dados FAIR. Este projeto irá desempenhar um papel fundamental no desenvolvimento de normas globais para a certificação FAIR de repositórios e dos dados neles contidos, contribuindo para as políticas e práticas que irão transformar o programa EOSC (European Open Science Cloud) numa infraestrutura operacional.

No âmbito da sua atividade, são vários os resultados já apresentados à comunidade, destacando-se aqui três ferramentas para apoiar investigadores e gestores de repositórios na avaliação e cumprimento da aplicação dos princípios dos dados FAIR: FAIR-Aware, FAIRsFAIR Data Object Assessment Metrics e F-UJI Automated FAIR Data Assessment Tool.

FAIR-Aware

Ferramenta online que auxilia os investigadores e gestores de dados a avaliar os seus conhecimentos sobre os requisitos para tornar os conjuntos de dados FAIR antes de os depositar num repositório de dados.

Saiba mais em https://www.fairsfair.eu/fair-aware.

FAIRsFAIR Data Object Assessment Metrics

17 métricas para a avaliação FAIR dos objetos de dados de investigação. Estas métricas são baseadas nos indicadores propostos pelo Grupo de Trabalho da RDA FAIR Data Maturity Model Working Group.

Saiba mais em https://www.fairsfair.eu/fairsfair-data-object-assessment-metrics-request-comments.

F-UJI

Serviço para avaliar o quão FAIR são os conjuntos de dados, tendo por base 16 das 17 métricas de avaliação FAIR de objetos digitais.

Saiba mais em: https://www.fairsfair.eu/f-uji-automated-fair-data-assessment-tool.

Poderá acompanhar as atividades desenvolvidas pelo projeto FAIRsFAIR em www.fairsfair.eu, bem como o desenvolvimento de ferramentas e software em https://www.fairsfair.eu/tools-software.

Tags: , , ,

Categorias: dados científicos, FAIRsFAIR

Sobre o Autor ()

Membro do Gabinete de Gestão de Informação Científica, Repositórios e Ciência Aberta dos Serviços de Documentação e Bibliotecas da Universidade do Minho.

Comentários encerrados.