Conferência Open Science FAIR é já em setembro!

. 25 de Junho de 2021

A Conferência Open Science FAIR acontece já no próximo mês de setembro, entre os dias 20 a 23, em formato online, subordinada ao tema: Fostering local and global open science communities = Promovendo as comunidades locais e globais de Ciência Aberta.

Este evento integra no seu comité organizativo entidades já bem conhecidas de todos nós como é o caso de: OpenAIRE, COAR, EIFL, FORCE11, Liber, La Referencia, OPERAS, SPARC e SPARC Europe.

Mais uma vez, este evento visa reunir e capacitar comunidades e serviços de Ciência Aberta para identificar práticas comuns; bem como as melhores sinergias para fornecer e operar serviços que possam funcionar para todos; trazendo experiências de todo o mundo e promovendo uma aprendizagem conjunta.

A ciência aberta está claramente em evolução, onde o reforço da sua implementação e adopção estão a progredir, com o envolvimento a vários níveis, por parte dos investigadores, das instituições de investigação, das agências de financiamento e dos prestadores de serviços e infra-estruturas.

No entanto, há que continuar este processo de construção a par com a necessidade imperiosa de assegurar a interoperabilidade entre comunidades e serviços, mantendo simultaneamente a nossa capacidade de apoiar a diversidade dos fluxos de trabalho e sistemas de conhecimento.  

Junte-se a este debate e partilhe as suas iniciativas e projetos através da submissão de propostas, até ao próximo dia 26 de julho para workshops, Lightning Talks e Demos, de acordo com os grandes tópicos da conferência:

  • Interdisciplinary collaborations: Networks, services, methods
  • Sustaining Open infrastructures, services and tools for research communities
  • Value added data products/services from open science
  • Training and skills for open science
  • European Open Science Cloud (EOSC) and FAIR data
  • Citizen science: barriers and opportunities for collaboration

Esteja atento, as inscrições são gratuitas e abrem brevemente!

Tags: , , , ,

Categorias: OpenAIRE, sobre os projetos

Sobre o Autor ()

Colaboradora no Gabinete de Gestão de Informação Científica, Repositórios e Ciência Aberta | Serviço de Documentação e Bibliotecas | Universidade do Minho

Comentários encerrados.