Journal Checker Tool: uma ferramenta para avaliar a conformidade de uma revista com o Plano S

. 21 de Outubro de 2021

Lançada em novembro de 2020, a Journal Checker Tool (JCT) Beta é uma ferramenta financiada pelo cOAlition S, com o objetivo de apoiar os(as) investigadores(as) na procura de vias para publicar os seus artigos, de forma compatível com o Plano S. Esta ferramenta permite que um(a) autor(a)/investigador(a) introduza o nome de um financiador, a instituição à qual pertence ou o seu identificador e a revista científica à qual pretende submeter um artigo e verifica se esta combinação de financiador, instituição e revista oferece alguma via para o cumprimento do Plano S.

O JCT depende de dados disponibilizados no Directory of Open Access Journals , Shareyourpaper.org Permissions , no ESAC Transformative Agreement Registry , na Crossref e na Research Organization Registry Community (ROR).

Os atuais critérios de conformidade com o Plano S que o JCT analisa, centram-se em perceber se uma determinada revista permite a um investigador publicar um artigo sob uma licença CC-BY, em acesso aberto sem embargo e manter os direitos de autor suficientes para permitir o cumprimento de políticas de acesso aberto.

Em outubro de 2021 foram disponibilizadas algumas melhorias nesta ferramenta, nomeadamente a nível visual, da linguagem e dando a possibilidade de partilhar os resultados obtidos.

Convidamo-lo(a) a testar a ferramenta e a enviar comentários e/ou sugestões para jct@cottagelabs.zendesk.com para que possa ser continuamente adaptada às necessidades dos(as) utilizadores(as).

Recorde-se que o Plano S  foi lançado em setembro de 2018, suportado pelo cOAlition S, um consórcio internacional de financiadores de investigação, e requer que, a partir de 2020, todas as publicações científicas resultantes de investigação financiada por fundos públicos sejam publicadas em Acesso Aberto.

Links úteis:

Apresentação da Ferramenta: https://www.youtube.com/watch?v=GzUzeZVA_U8

Mais informação sobre  a ferramenta: https://www.coalition-s.org/blog/unboxing-the-journal-checker-tool/

Tags: , ,

Categorias: blogue & notícias, internacional, recursos & referência, revistas, temático

Sobre o Autor ()

Membro do Gabinete de Gestão de Informação Científica, Repositórios e Ciência Aberta dos Serviços de Documentação e Bibliotecas da Universidade do Minho.

Comentários encerrados.