Eventos

Out
17
Qua
2012
11º Congresso Nacional de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas: “Integração, Acesso e Valor Social“ @ Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa
Out 17_Out 20 todo o dia

As Bibliotecas e os Arquivos afirmam-se, hoje como no passado, como plataformas privilegiadas para o acesso à informação e ao conhecimento, conjugando uma complexa realidade de fatores humanos, materiais e tecnológicos para um exercício igualitário dos direitos e deveres sociais, cívicos e culturais.

Enquanto organizadores, mediadores e facilitadores de acesso, os profissionais de informação e documentação são o esteio essencial para potenciar o valor social da informação e o alcance estratégico que hoje assumem as tecnologias de informação pela sua capacidade de construir integração.

A gestão de sistemas e redes de informação é uma necessidade fundamental da qual dependem, cada vez mais,  a sustentabilidade e resultados das instituições mas também a relevância e impacto dos serviços de informação que prestam e da permanência do património que gerem.

Em 2012, o 11º Congresso Nacional de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas apresenta-se como um espaço de reflexão e debate sobre o presente e o futuro das bibliotecas e arquivos face a um contexto de condicionalismos e exigências que desafiam conceitos, meios e soluções.

URL: www.bad.pt/11congresso/

Out
25
Sex
2013
Webinar: Diretrizes Open Access da Comissão Europeia para projetos de investigação científicaWebinar: Diretrizes Open Access da Comissão Europeia para projetos de investigação científica
Out 25@10:00_11:00

Sessão de esclarecimento online para apresentar e clarificar as condições de publicação Open Access da Comissão Europeia que exigem que o investigador disponibilize em acesso aberto as publicações que resultem de investigação financiada pela União Europeia.

Webinar desenvolvido no âmbito das atividades de disseminação do projeto OpenAIREplus – Infraestrutura Open Access para a Investigação na Europa (www.openaire.eu), com o objetivo de apoiar os investigadores no cumprimento das condições Open Access no âmbito do 7º Programa Quadro, e apresentar as principais orientações para o programa Horizonte 2020.

Destinatários:

Investigadores, gestores de projetos, administradores de ciência e profissionais de informação que colaborem, participam ou pretendem participar em projetos com financiamento da Comissão Europeia, particularmente no âmbito do 7º Programa Quadro e do Conselho Europeu de Investigação.

Programa:

11h00 – Políticas de Acesso Aberto na Europa: o papel dos agentes financiadores da ciência, Eloy Rodrigues

11h15 – Cumprimento das condições Open Access da Comissão Europeia: o papel da infraestrutura OpenAIRE (Open Access para a Investigação na Europa), Pedro Príncipe

11h40 – Perguntas e respostas

Mais informações:

Gabinete de Projetos Open Access – Serviços de Documentação da Universidade do Minho, telefone: 253604983, e-mail: pedroprincipe@sdum.uminho.pt (consulte a apresentação do webinar em PDF).

INSCRIÇÕES:

[contact-form-7 id=”936″ title=”Inscrição no Webinar OpenAIRE (1ª sessão)”]

Jun
2
Seg
2014
Congresso SciCom PT 2014 @ ICBAS/FFUP
Jun 2_Jun 3 todo o dia

Este ano, o congresso SciCom Portugal irá focar o papel da comunicação de ciência no desenvolvimento local, regional, nacional e internacional, em especial nas comunidades de língua portuguesa. (ver info em http://scicom.up.pt).

As comunicações serão organizadas em torno de 6 temas, abordados numa perspetiva teórica ou prática.
Sessões plenárias (3 e 4 de junho):

Sessão de abertura: Quem somos: Repensar a comunicação de ciência à luz da mediação de conhecimento (knowledge brokering)
Mesas Redondas sobre Comunicação de Ciência
Sessão de Encerramento: A ciência com e para a sociedade, no âmbito de uma perspetiva de Investigação e Inovação Responsável (RRI)

Sessões paralelas (3 e 4 de junho):

Temas:

Grassroots, Faça Você Mesmo (DIY), ciência de cidadãos (citizen science), projetos e atividades de ciência desenvolvidos em comunidades
Educação informal e projetos dirigidos a grandes públicos
Multimédia e projetos de arte e ciência
Atividades empresariais, angariação de fundos e marketing científico
Relação com os media, jornalismo científico e projetos influenciadores de políticas científicas
Projetos internacionais ou de larga escala em Ciência e Sociedade

Em cada tema podem ser apresentados trabalhos em duas vertentes:

a) Estudos teóricos e de avaliação
b) Apresentação de projetos e descrição de práticas

Demonstrações práticas (fim da tarde do dia 4)
Programa social (noite do dia 3)
Local:

Porto, ICBAS/FFUP (Mapa: http://tinyurl.com/ICBAS-localizacao)
Datas importantes:

• Abertura das inscrições e submissão de resumos das comunicações: 20 de Janeiro
• Data limite para o envio de resumos: 15 de Março
• Divulgação das comunicações aprovadas: 30 de Abril
• Encerramento das inscrições: 15 de Maio
• Congresso SciCom: 3 e 4 de Junho de 2014
Valor da Inscrição:

30 euros (incluindo almoços volantes, coffee-breaks, programa social e material informativo)

NOTA: As propostas mais bem classificadas serão aceites para apresentação oral. Todas as propostas que obtenham nota mínima na avaliação serão aceites para apresentação em poster.

Mai
28
Qui
2015
Congresso SciCom Pt 2015 @ Centro Cultural de Lagos
Mai 28@9:00_Mai 30@18:00
Congresso SciCom Pt 2015  @ Centro Cultural de Lagos | Lagos | Distrito de Faro | Portugal

Na sequência das duas edições anteriores, Lisboa 2013 e Porto 2014, o Congresso de Comunicação de Ciência SciCom Pt 2015 em Lagos pretende ser um ponto de encontro de pessoas e projectos que envolvam a Comunicação de Ciência.
Sendo uma organização conjunta dos três Centros de Ciência Viva no Algarve, Lagos, Faro e Tavira, o Congresso decorrerá no Centro Cultural de Lagos e também no Centro Ciência Viva desta cidade.
Os dois primeiros dias do Congresso, 28 e 29 de Maio de 2015, serão dedicados à apresentação e discussão de trabalhos relativos a projectos em Comunicação de Ciência, para além da apresentação de palestras por parte de oradores convidados. O último dia, 30 de Maio, será dedicado a diversas áreas e que permitam aos participantes no Congresso adquirirem ou desenvolverem competências específicas em Comunicação de Ciência, da comunicação oral, a fontes de financiamento, passando pela comunicação e literacia visual.
Adaptando alguns dos elementos que compõem tradicionalmente os textos noticiosos, o SciCom Pt 2015 servir-se-á das habituais perguntas, relativas à Comunicação de Ciência, para servirem de âncoras motivacionais e organizadoras dos temas, projetos e experiências a serem apresentados e debatidos no Congresso.
Para além das dimensões referidas, pretende-se que o SciCom Pt 2015 seja também um espaço de contacto informal entre profissionais e não-profissionais e que de alguma forma estejam interessados e envolvidos na divulgação e envolvimento de todo o tipo de públicos na Ciência e Tecnologia. Assim, existirão momentos de informais de troca de experiências, demonstração de projectos, abordagens e novos caminhos para um cada vez maior envolvimento da Sociedade nos processos de tomada de conhecimento e de decisão que envolvam a Ciência.

Mar
22
Ter
2016
Webinar PASTEUR4OA: políticas institucionais de Acesso Aberto – da definição à monitorização
Mar 22@11:00_12:00

22 de março, 11h00 – oradores: Clara Boavida e Eloy Rodrigues

Destinatários: responsáveis institucionais e gestores de repositórios

Inscrição

Canal do webinar (abre 15 minutos antes da sessão)