Eventos

Jun
27
Seg
2016
Piloto de Dados Científicos Abertos no H2020: Curso eLearning FOSTER
Jun 27_Jul 1 todo o dia

Para saber mais acerca do Piloto de Dados Científicos Abertos no Horizonte 2020, participe neste curso destinado a investigadores, coordenadores de projetos científicos, gestores de ciência, gestores de repositórios e bibliotecários.

  • De 27 de junho a 01 de julho com lições diárias em eLearning
  • Webinar dia 01 de julho, 11h – 12h – orador: Pedro Príncipe

::Inscrições: http://goo.gl/forms/7TsrIAHOlNB4EOTA3::

Jun
29
Qua
2016
45th LIBER Annual Conference @ Helsinquia - Helsinki Congress Paasitorni
Jun 29_Jul 1 todo o dia

The 45th LIBER Annual Conference will take place in Helsinki, Finland from Wednesday, 29 June to Friday, 1 July 2016, with a post-conference excursion on Saturday, 2 July.

Libraries Opening Paths to Knowledge
Ensuring access to knowledge has always been at the heart of the mission of research libraries. In the digital age, and with the growth of Open Science, this implies not only preserving and providing access to content but also opening up new pathways to interacting with and creating knowledge.
Implications:
1) Content and Processes
Working ever more closely with researchers throughout the research life cycle to encourage and help them to open up their research process and to make both their outputs and methodologies available during and beyond the life of a research project, libraries are moving from curation to creation and workflows.
2) Services
Engaging in user-led development of services, and a trend towards the creation of shared services as well as developing new methods and opportunities for user engagement.
3) Legal & Ethical
Keeping abreast of emerging legislative developments  and considering how to  act responsibly to address ethical issues in making data open. Opening up new pathways to knowledge and knowledge creation can also have legal and ethical implications related to copyright and data protection.
4) Space & Experimentation
Rethinking library spaces (physical and virtual) to open up opportunities for experimentation and the visualisation of data, and leveraging e-infrastructure to support collaboration and sharing across borders and disciplines.

Jul
4
Seg
2016
Acesso Aberto às Publicações Científicas do H2020: Curso eLearning FOSTER
Jul 4_Jul 8 todo o dia

Para saber mais acerca do Acesso Aberto às Publicações Científicas do Horizonte 2020, participe neste curso destinado a investigadores, coordenadores de projetos científicos, gestores de ciência, gestores de repositórios e bibliotecários.

  • De 04 a 08 de julho com lições diárias em eLarning
  • Webinar dia 07 de julho, 10h – 11h – orador: Eloy Rodrigues

::INSCRIÇÕES: http://goo.gl/forms/7TsrIAHOlNB4EOTA3::

Set
22
Qui
2016
Dados Científicos para a Ciência Aberta: rumo a uma estratégia nacional
Set 22@9:00_18:00
Set
28
Qua
2016
3ª Conferência “Altmetrics” @ University of Medicine and Pharmacy Carol Davila in Bucharest, Romania
Set 28_Set 29 todo o dia
Conferência “Digital Infrastructures for Research” @ AGH University of Science and Technology
Set 28@9:00_Set 30@15:30
Out
13
Qui
2016
Conferência “DCMI International Conference on Dublin Core and Metadata Applications” @ Crowne Plaza Copenhagen Towers
Out 13_Out 16 todo o dia
Out
24
Seg
2016
Semana Internacional de Acesso Aberto
Out 24_Out 30 todo o dia
Out
27
Qui
2016
Workshop “An Introduction to Open Science” @ Park Inn By Radisson York
Out 27@9:30_13:00
Nov
2
Qua
2016
7ª Conferência Luso-Brasileira de Acesso Aberto (ConfOA 2016) @ Instituto Politécnico de Viseu
Nov 2_Nov 4 todo o dia
Nov
4
Sex
2016
Workshop: Acesso Aberto no IPV @ Instituto Politécnico de Viseu
Nov 4@9:30_12:30

Tudo sobre o Acesso Aberto no IPV: as infraestruturas, os serviços e os requisitos FCT e H2020

Formadores: Ricardo Saraiva – Universidade do Minho; Paulo Lopes – FCT/FCCN; Vasco Vaz – FCT; Ângelo Fonseca – Instituto Politécnico de Viseu

Data: 4 de novembro, 3 horas, 9:30 – 12:30

Local: Instituto Politécnico de Viseu

Inscriçõeshttps://goo.gl/forms/n2rQN7LL1Y1e3ud42

Sessão que tem como objetivo prestar apoio à comunidade do IPV na adesão ao Acesso Aberto, informando-os do que é o Acesso Aberto, que serviços de apoio ao Acesso Aberto existem em Portugal, nomeadamente o RCAAP e as redes de repositórios institucionais, quais são os requisitos de Aceso Aberto dos financiadores de ciências mais relevantes para os investigadores do IPV, que métodos de cumprimento desses requisitos foram ou estão a ser implementados e, por fim, no que consiste o seu próprio repositório institucional e de que forma este os poderá apoiar na adesão e cumprimento dos requisitos de Acesso Aberto.

Programa:

  1. Introdução ao Acesso Aberto – conceitos base, vias, benefícios e mitos
  2. O RCAAP, a rede de repositórios nacionais e o OpenAIRE
  3. Políticas e requisitos de Acesso Aberto dos financiadores de ciência— A Política de Acesso Aberto da Comissão Europeia no financiamento do H2020
    — A Política de Acesso Aberto da FCT
  4. O RCAAP e a implementação das Políticas de Acesso Aberto da FCT e do H2020
  5. A implementação da Politica de Acesso Aberto nos sistemas da FCT de gestão de projetos de investigação – reporte científico e financeiro
  6. O Repositório do IPV – serviços e funcionalidades
  7. Sessão de debate, perguntas e respostas
Workshop: OpenAIRE Portugal @ Instituto de Investigação Interdisciplinar da Universidade de Coimbra - Portugal
Nov 4@9:30_12:30

O OpenAIRE – infraestrutura de Acesso Aberto para a investigação na Europa – é o serviço que apoia a implementação da política de Ciência Aberta da Comissão Europeia no quadro do Horizonte 2020. Os secretariados nacionais do OpenAIRE têm vindo a promover workshops de âmbito local para trabalhar as diferentes áreas de desenvolvimento dos requisitos das políticas de Acesso Aberto e Dados Abertos do Horizonte 2020. Os Serviços de Documentação da Universidade do Minho, enquanto secretariado português do OpenAIRE promove, com o apoio da Universidade de Coimbra, no próximo dia 4 de novembro, das 09h30 às 12h30, o workshop “Ciência Aberta e os requisitos dos financiadores: Open Access e Open Data no H2020”.

Com este workshop pretende-se compreender os desafios da Ciência Aberta para as instituições de investigação em Portugal e para os investigadores e conhecer na prática os requisitos das políticas da Comissão Europeia para as publicações em acesso aberto e dados de investigação abertos. A primeira parte do workshop será dedicada a compreender as diferentes dimensões da ciência aberta, implicações e desafios, focando-se a segunda parte em aspetos práticos do Open Access e Open Data no H2020 – quais os requisitos obrigatórios, como cumprir as políticas da CE, que infraestruturas e sistemas existem disponíveis para apoiar os investigadores, coordenadores de projetos, gestores de ciência e bibliotecários, como gerir os requisitos na elaboração de propostas e na execução do projeto.

AGENDA:

09h30 – Boas-vindas e apresentação do workshop, Ana Miguéis (Universidade do Coimbra) e Eloy Rodrigues (Universidade do Minho)

09h45 – From Open Access to Open Science, Stephen Curry (Imperial College London – Faculty of Natural Sciences)

10h30 – Acesso Aberto no H2020: requisitos da política de Acesso Aberto da CE no Horizonte 2020, Eloy Rodrigues (Universidade do Minho)

11h00 – Pausa para café

11h15 – Dados Abertos no H2020: projeto piloto dos dados abertos e gestão de dados de investigação no Horizonte 2020, Pedro Príncipe (Universidade do Minho)

11h45 – Open Access & Open Data na prática dos projetos H2020, perguntas & respostas com Eloy Rodrigues e Pedro Príncipe


Local: Instituto de Investigação Interdisciplinar da Universidade de Coimbra (ver: www.uc.pt/iii/contactos)

Inscrições: https://goo.gl/forms/rc21dxV80GZsNA3S2


ORGANIZAÇÃO: Serviços de Documentação da Universidade do Minho.

APOIO: Serviço Integrado das Bibliotecas da Universidade de Coimbra

Evento integrado no programa da 7ª CONFERÊNCIA LUSO-BRASILEIRA SOBRE ACESSO ABERTO –http://confoa.rcaap.pt.

Workshop: Sistemas CRIS @ Instituto Politécnico de Viseu - Portugal
Nov 4@9:30_12:30

Sistemas de Gestão de Ciência e Repositórios

Formadores: João Mendes Moreira – FCT/FCCN; Fernando Ribeiro – FCT/FCCN; Cátia Laranjeira – FCT/FCCN, José Carvalho – Universidade do Minho

Data: 4 de novembro 2016, 9:30 – 12:30

Local: Instituto Politécnico de Viseu

Inscriçõeshttps://goo.gl/forms/n2rQN7LL1Y1e3ud42

A gestão de ciência tem ganho, nos últimos anos, um papel cada vez mais importante pois a mesma tem o potencial de permitir:aceder a informação relevante, gerir e reportar, optimizar o processo de financiamento, medir e analisar a actividade de investigação, descobrir tecnologias e ideias inovadoras, identificar da concorrência, aceder a informação fidedigna, completa e atualizada sobre as instituições onde se pratica investigação.

Este workshop está organizado em duas partes. A primeira visa traçar um panorama sobre os sistemas de gestão de ciência e o referencial normativo necessário para os interligar. A segunda visa explicar o papel dos repositórios no ecossistema de gestão de ciência e as boas práticas para assegurar uma interação neste ecossistema.

Programa:

1 Introdução/Motivação: Sistemas de gestão de ciência
2 Diretrizes nacionais e internacionais, infraestruturas e serviços
3 Repositórios: Desafios de alinhamento com diretrizes nacionais/internacionais
4 Repositórios e a política de acesso aberto da FCT
Intervalo
5 DSpaceCRIS: Gerir ciência com um repositório institucional
6 DSpaceCRIS e o RCAAP
7 Questões, debate e encerramento
Fev
14
Ter
2017
Workshop OpenAIRE “Impact and Measurement of Open Access” @ Oslo and Akershus University College of Applied Sciences (HiOA)
Fev 14@9:00_17:00
Fev
15
Qua
2017
Conferência “NISO Virtual Conference: Institutional Repositories: Ensuring Your IR is Populated, Useful and Thriving” @ National Information Standards Organization
Fev 15@11:00_17:00
Fev
20
Seg
2017
Conferência “12th International Digital Curation Conference”
Fev 20_Fev 23 todo o dia
Mar
31
Sex
2017
2º Fórum de Gestão de Dados de Investigação @ Auditório da Fundação Portuguesa das Comunicações
Mar 31@9:00_17:00
Abr
5
Qua
2017
Plenário: “RDA Ninth Plenary Meeting” @ Barcelo Sants Hotel
Abr 5_Abr 7 todo o dia
Abr
19
Qua
2017
Jornadas FCCN 2017 @ Quinta de Prados
Abr 19_Abr 21 todo o dia
Jun
6
Ter
2017
Conferência “21st International Conference on Electronic Publishing” @ Curium Palace Hotel
Jun 6_Jun 8 todo o dia
Jun
26
Seg
2017
Conferência “Open Repositories 2017” @ Hilton Brisbane
Jun 26_Jun 30 todo o dia
Jul
3
Seg
2017
EUDAT & Research Data Management Summer School @ The Foundation for Research & Technology
Jul 3_Jul 7 todo o dia
Conferência “encontro Ciência ’17” @ Centro de Congressos de Lisboa, Junqueira
Jul 3_Jul 5 todo o dia
Jul
5
Qua
2017
Conferência “46th LIBER Annual Conference” @ Library & Information Centre, University of Patras
Jul 5_Jul 7 todo o dia
Set
6
Qua
2017
Conferência “Open Science Fair” @ Stavros Niarchos Foundation Cultural Centre
Set 6_Set 8 todo o dia
Set
19
Ter
2017
Plenário “RDA Tenth Plenary Meeting, Montréal Canadá”
Set 19_Set 21 todo o dia
Set
20
Qua
2017
Conferência “9th Conference on Open Access Scholarly Publishing (COASP)” @ Altis Grand Hotel
Set 20_Set 21 todo o dia
Out
4
Qua
2017
8ª ConfOA – Conferência Luso – Brasileira de Acesso Aberto @ Rua Gabriel Abrão, 92
Out 4_Out 6 todo o dia
Out
7
Sáb
2017
Conferência “CODATA – Global Challenges and Data-Driven Science” @ St. Petersburg Museum of Art
Out 7_Out 13 todo o dia
Out
16
Seg
2017
Conferência “Open Science Days 2017” @ Harnack House, Berlin
Out 16_Out 17 todo o dia