Eventos

Set
22
Ter
2015
Webinar OpenAIRE: Identificação de projetos financiados nas publicações depositadas nos repositórios da rede RCAAP (2ª sessão) @ Webinar
Set 22@14:30_16:00
Webinar OpenAIRE: Identificação de projetos financiados nas publicações depositadas nos repositórios da rede RCAAP (2ª sessão) @ Webinar

A Universidade do Minho, enquanto secretariado nacional de Acesso Aberto da infraestrutura OpenAIRE, promove nos próximos dias 15 e 22 de setembro dois webinars para gestores de repositórios sobre como associar a informação dos projetos financiados às publicações depositadas nos repositórios da rede RCAAP.

Programa:

– Infraestrutura OpenAIRE e as políticas Open Access da Comissão Europeia e da FCT, Pedro Príncipe

– Como identificar os projetos financiados nos registos das publicações depositadas nos repositórios do RCAAP, Pedro Príncipe

  • Demonstração no RepositóriUM, Ricardo Saraiva
  • O Caso da Biblioteca Digital do IP Bragança, Clarisse Pais
  • Demonstração no Repositório Comum, José Carvalho

– Perguntas e respostas

Set
28
Seg
2015
WEBINAR OpenAIRE: Apoios para financiar taxas de publicação em Acesso Aberto nos projetos do 7º PQ (1ª sessão) @ Webinar
Set 28@11:00_12:00
WEBINAR OpenAIRE: Apoios para financiar taxas de publicação em Acesso Aberto nos projetos do 7º PQ (1ª sessão) @ Webinar

Decorre, desde abril do corrente ano, um projeto piloto da Comissão Europeia (CE) que visa disponibilizar financiamento aos investigadores para apoiar o pagamento das taxas requeridas por alguns editores para publicação em Acesso Aberto.
Estes fundos estão disponíveis para projetos do 7º PQ já concluídos e por um prazo limite de dois anos após a data de conclusão. Este instrumento de apoio decorre das políticas integradas da CE de promoção do Acesso Aberto à informação científica.
Este webinar visa clarificar como e onde recorrer a estes fundos da Comissão Europeia que estão a ser disponibilizados no âmbito do projeto OpenAIRE.

Destinátios: Investigadores, coordenadores de projetos, administradores e gestores de ciência, bibliotecários.

Inscrições: http://goo.gl/forms/lTobmTlicQ

  • Mais informações: http://openaccess.sdum.uminho.pt
  • Informação útil em português: http://openaccess.sdum.uminho.pt/?p=3995
  • Sistema para gestão e submissão de pedidos: https://postgrantoapilot.openaire.eu
  • Mais informação e guias: https://www.openaire.eu/postgrant/fp7-post-grant/pilot
  • Perguntas frequentes: https://www.openaire.eu/fp7-post-grant-pilot-faq
Set
29
Ter
2015
WEBINAR OpenAIRE: Apoios para financiar taxas de publicação em Acesso Aberto nos projetos do 7º PQ (2ª sessão) @ Webinar
Set 29@14:30_15:30
WEBINAR OpenAIRE: Apoios para financiar taxas de publicação em Acesso Aberto nos projetos do 7º PQ (2ª sessão) @ Webinar

Decorre, desde abril do corrente ano, um projeto piloto da Comissão Europeia (CE) que visa disponibilizar financiamento aos investigadores para apoiar o pagamento das taxas requeridas por alguns editores para publicação em Acesso Aberto.
Estes fundos estão disponíveis para projetos do 7º PQ já concluídos e por um prazo limite de dois anos após a data de conclusão. Este instrumento de apoio decorre das políticas integradas da CE de promoção do Acesso Aberto à informação científica.
Este webinar visa clarificar como e onde recorrer a estes fundos da Comissão Europeia que estão a ser disponibilizados no âmbito do projeto OpenAIRE.

Destinátios: Investigadores, coordenadores de projetos, administradores e gestores de ciência, bibliotecários.

Inscrições: http://goo.gl/forms/lTobmTlicQ

  • Mais informações: http://openaccess.sdum.uminho.pt
  • Informação útil em português: http://openaccess.sdum.uminho.pt/?p=3995
  • Sistema para gestão e submissão de pedidos: https://postgrantoapilot.openaire.eu
  • Mais informação e guias: https://www.openaire.eu/postgrant/fp7-post-grant/pilot
  • Perguntas frequentes: https://www.openaire.eu/fp7-post-grant-pilot-faq
Mar
22
Ter
2016
Webinar PASTEUR4OA: políticas institucionais de Acesso Aberto – da definição à monitorização
Mar 22@11:00_12:00

22 de março, 11h00 – oradores: Clara Boavida e Eloy Rodrigues

Destinatários: responsáveis institucionais e gestores de repositórios

Inscrição

Canal do webinar (abre 15 minutos antes da sessão)

Nov
4
Sex
2016
Workshop: Acesso Aberto no IPV @ Instituto Politécnico de Viseu
Nov 4@9:30_12:30

Tudo sobre o Acesso Aberto no IPV: as infraestruturas, os serviços e os requisitos FCT e H2020

Formadores: Ricardo Saraiva – Universidade do Minho; Paulo Lopes – FCT/FCCN; Vasco Vaz – FCT; Ângelo Fonseca – Instituto Politécnico de Viseu

Data: 4 de novembro, 3 horas, 9:30 – 12:30

Local: Instituto Politécnico de Viseu

Inscriçõeshttps://goo.gl/forms/n2rQN7LL1Y1e3ud42

Sessão que tem como objetivo prestar apoio à comunidade do IPV na adesão ao Acesso Aberto, informando-os do que é o Acesso Aberto, que serviços de apoio ao Acesso Aberto existem em Portugal, nomeadamente o RCAAP e as redes de repositórios institucionais, quais são os requisitos de Aceso Aberto dos financiadores de ciências mais relevantes para os investigadores do IPV, que métodos de cumprimento desses requisitos foram ou estão a ser implementados e, por fim, no que consiste o seu próprio repositório institucional e de que forma este os poderá apoiar na adesão e cumprimento dos requisitos de Acesso Aberto.

Programa:

  1. Introdução ao Acesso Aberto – conceitos base, vias, benefícios e mitos
  2. O RCAAP, a rede de repositórios nacionais e o OpenAIRE
  3. Políticas e requisitos de Acesso Aberto dos financiadores de ciência— A Política de Acesso Aberto da Comissão Europeia no financiamento do H2020
    — A Política de Acesso Aberto da FCT
  4. O RCAAP e a implementação das Políticas de Acesso Aberto da FCT e do H2020
  5. A implementação da Politica de Acesso Aberto nos sistemas da FCT de gestão de projetos de investigação – reporte científico e financeiro
  6. O Repositório do IPV – serviços e funcionalidades
  7. Sessão de debate, perguntas e respostas
Workshop: Sistemas CRIS @ Instituto Politécnico de Viseu - Portugal
Nov 4@9:30_12:30

Sistemas de Gestão de Ciência e Repositórios

Formadores: João Mendes Moreira – FCT/FCCN; Fernando Ribeiro – FCT/FCCN; Cátia Laranjeira – FCT/FCCN, José Carvalho – Universidade do Minho

Data: 4 de novembro 2016, 9:30 – 12:30

Local: Instituto Politécnico de Viseu

Inscriçõeshttps://goo.gl/forms/n2rQN7LL1Y1e3ud42

A gestão de ciência tem ganho, nos últimos anos, um papel cada vez mais importante pois a mesma tem o potencial de permitir:aceder a informação relevante, gerir e reportar, optimizar o processo de financiamento, medir e analisar a actividade de investigação, descobrir tecnologias e ideias inovadoras, identificar da concorrência, aceder a informação fidedigna, completa e atualizada sobre as instituições onde se pratica investigação.

Este workshop está organizado em duas partes. A primeira visa traçar um panorama sobre os sistemas de gestão de ciência e o referencial normativo necessário para os interligar. A segunda visa explicar o papel dos repositórios no ecossistema de gestão de ciência e as boas práticas para assegurar uma interação neste ecossistema.

Programa:

1 Introdução/Motivação: Sistemas de gestão de ciência
2 Diretrizes nacionais e internacionais, infraestruturas e serviços
3 Repositórios: Desafios de alinhamento com diretrizes nacionais/internacionais
4 Repositórios e a política de acesso aberto da FCT
Intervalo
5 DSpaceCRIS: Gerir ciência com um repositório institucional
6 DSpaceCRIS e o RCAAP
7 Questões, debate e encerramento