Eventos

Out
5
Sáb
2013
4ª Conferência Luso-Brasileira de Acesso Aberto @ Universidade de São Paulo - USP
Out 5_Out 9 todo o dia

VISÃO GERAL

A 4ª Conferência Luso-Brasileira de Acesso Aberto tem como objetivo promover o compartilhamento, a discussão, a geração e a divulgação de conhecimentos, práticas e pesquisas sobre o acesso aberto em todas as suas dimensões e perspectivas, servindo de catalisador à disseminação de políticas, pesquisa e desenvolvimento na área.

Atendendo ao Memorando de Entendimento assinado entre os Ministros da Ciência e Tecnologia de Portugal e do Brasil em Outubro de 2009, as edições anteriores da CONFOA, realizadas em 2010, 2011 e 2012, reuniram cerca de 600 participantes.

A CONFOA 2013 será realizada no Brasil, na Universidade de São Paulo, no período de 6 a 9 de outubro de 2013 e pretende reunir interessados em atividades de pesquisa, desenvolvimento, gestão de serviços e definição de políticas relacionadas com o acesso aberto à produção científica produzida em instituições luso-brasileiras de pesquisa e ensino superior.

PÚBLICO-ALVO

O evento visa estimular o envolvimento de pesquisadores, docentes, administradores, estudantes, profissionais e políticos, promovendo maior disseminação, penetração e articulação entre esses atores e o tema do acesso aberto na comunidade luso-brasileira.

TEMAS

Temas a serem tratados no âmbito da Conferência :

•    Políticas públicas de acesso aberto, mandatos em instituições de ensino, de pesquisa e desenvolvimento e em agências financiadoras de ciência
•    Softwares abertos, protocolos de interoperabilidade entre repositórios e outros sistemas de informação de apoio à atividade científica e acadêmica
•    Repositórios de publicações e dados científicos, revistas científicas e outros
•    Impacto do acesso aberto na comunidade científica e nos rankings tradicionais e alternativos
•    Acesso aberto para uma ciência e uma pesquisa aberta
•    Auto-arquivamento e envolvimento da comunidade científica na construção de repositórios
•    Direitos de autor

Serão aceitos trabalhos em português, espanhol ou inglês, desde que apresentem uma temática luso-brasileira e de abrangência nacional. Não serão aceitos trabalhos sobre casos restritos a uma dada instituição, repositório ou revista.

LOCAL

Universidade de São Paulo
Sistema Integrado de Bibliotecas
Biblioteca Brasiliana
Auditório Central
Rua da Praça do Relógio, 109
Cidade Universitária
São Paulo – SP – Brasil

Mar
27
Qui
2014
XI Jornadas APDISXI Jornadas APDIS @ Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa
Mar 27_Mar 28 todo o dia

As XI Jornadas APDIS: “As Bibliotecas da Saúde: que futuro?” pretendem constituir um espaço de reflexão sobre o futuro das bibliotecas da área da saúde e, consequentemente, dos profissionais que aí desempenham funções, face à complexidade de abordagens que a problemática do acesso à informação científica e técnica apresenta nos nossos dias.

As Jornadas da APDIS constituem uma oportunidade privilegiada para os bibliotecários e demais profissionais de informação da área das Ciências da Saúde, provenientes de instituições diversas e, em muitos casos, geograficamente distantes, discutirem e aprofundarem conceitos, referenciarem e analisarem as boas-práticas existentes nesta área.

Mais nformação em: http://apdis.pt/jornadas/xi-jornadas/apresentacao

Jun
2
Seg
2014
Congresso SciCom PT 2014 @ ICBAS/FFUP
Jun 2_Jun 3 todo o dia

Este ano, o congresso SciCom Portugal irá focar o papel da comunicação de ciência no desenvolvimento local, regional, nacional e internacional, em especial nas comunidades de língua portuguesa. (ver info em http://scicom.up.pt).

As comunicações serão organizadas em torno de 6 temas, abordados numa perspetiva teórica ou prática.
Sessões plenárias (3 e 4 de junho):

Sessão de abertura: Quem somos: Repensar a comunicação de ciência à luz da mediação de conhecimento (knowledge brokering)
Mesas Redondas sobre Comunicação de Ciência
Sessão de Encerramento: A ciência com e para a sociedade, no âmbito de uma perspetiva de Investigação e Inovação Responsável (RRI)

Sessões paralelas (3 e 4 de junho):

Temas:

Grassroots, Faça Você Mesmo (DIY), ciência de cidadãos (citizen science), projetos e atividades de ciência desenvolvidos em comunidades
Educação informal e projetos dirigidos a grandes públicos
Multimédia e projetos de arte e ciência
Atividades empresariais, angariação de fundos e marketing científico
Relação com os media, jornalismo científico e projetos influenciadores de políticas científicas
Projetos internacionais ou de larga escala em Ciência e Sociedade

Em cada tema podem ser apresentados trabalhos em duas vertentes:

a) Estudos teóricos e de avaliação
b) Apresentação de projetos e descrição de práticas

Demonstrações práticas (fim da tarde do dia 4)
Programa social (noite do dia 3)
Local:

Porto, ICBAS/FFUP (Mapa: http://tinyurl.com/ICBAS-localizacao)
Datas importantes:

• Abertura das inscrições e submissão de resumos das comunicações: 20 de Janeiro
• Data limite para o envio de resumos: 15 de Março
• Divulgação das comunicações aprovadas: 30 de Abril
• Encerramento das inscrições: 15 de Maio
• Congresso SciCom: 3 e 4 de Junho de 2014
Valor da Inscrição:

30 euros (incluindo almoços volantes, coffee-breaks, programa social e material informativo)

NOTA: As propostas mais bem classificadas serão aceites para apresentação oral. Todas as propostas que obtenham nota mínima na avaliação serão aceites para apresentação em poster.

Out
6
Seg
2014
5ª Conferência Luso-Brasileira sobre Acesso Aberto @ Universidade de Coimbra - Auditório da Reitoria da Universidade de Coimbra
Out 6@8:30_Out 8@16:00

Na sequência do Memorando de Entendimento assinado entre os Ministros da Ciência e Tecnologia de Portugal e do Brasil em Outubro de 2009, e dando continuidade às conferências já organizadas, vai realizar-se nos dias 6 a 8 de outubro, na Universidade de Coimbra, Portugal, no Auditório da Reitoria da Universidade de Coimbra, a 5ª Conferência Luso-Brasileira de Acesso Aberto.

Esta Conferência tem como objetivo promover a partilha, discussão, produção e divulgação de conhecimentos, práticas e pesquisa sobre o acesso aberto em todas as suas dimensões e perspetivas, servindo de catalisador à disseminação de políticas, investigação e desenvolvimento na área.

A conferência pretende reunir as comunidades portuguesa e brasileira, que desenvolvem atividades de investigação, desenvolvimento, gestão de serviços e definição de políticas relacionadas com o acesso aberto ao conhecimento, através de repositórios e de revistas de acesso aberto, em instituições de investigação e de ensino superior.

TEMAS

Os temas a serem tratados no âmbito da Conferência são os seguintes:

– Repositórios de publicações científicas;

– Revistas científicas de acesso aberto;

– Repositórios de dados científicos;

– Políticas e mandatos de acesso aberto;

– Interoperabilidade entre os repositórios e outros sistemas de informação de apoio à atividade científica e académica;

– Sistemas de gestão da Ciência e Tecnologia (CRIS);

– Preservação digital;

– Direitos de autor;

– Acesso aberto, bibliometria e métricas alternativas.

Fev
9
Seg
2015
10th International Digital Curation Conference @ 30 Euston Square, London
Fev 9@9:00_Fev 12@11:12
10th International Digital Curation Conference @ 30 Euston Square, London | London | England | United Kingdom

“Ten years back, ten years forward: achievements, lessons and the future for digital curation”

For a decade IDCC has brought together leaders and experts in digital curation and the significance of good curation to research and innovation is now well recognised across the globe.
At IDCC15 we aim to assess our progress and to help identify and stimulate debate on the critical digital curation questions for the future.
The 10th International Digital Curation Conference will be held from Monday 9 February to Thursday 12 February 2015 at 30 Euston Square, London.
30 Euston Square is a building located at the corner of Euston Road and Melton Street, London NW1. Originally built as the headquarters of an assurance company, it has since been converted to form the headquarters of the Royal College of General Practitioners (RGCP).
The main conference will take place over the first two days followed by two further days of workshops and other satellite events.
The Pre-Conference Drinks Reception will be held on the evening of Sunday 8 February in the Medicine Now Gallery at the Wellcome Collection.
Out
6
Ter
2020
11ª ConfOA – Conferência Luso-Brasileira de Ciência Aberta (ONLINE) @ Universidade do Minho
Out 6_Out 8 todo o dia