Eventos
VISÃO GERAL
A 4ª Conferência Luso-Brasileira de Acesso Aberto tem como objetivo promover o compartilhamento, a discussão, a geração e a divulgação de conhecimentos, práticas e pesquisas sobre o acesso aberto em todas as suas dimensões e perspectivas, servindo de catalisador à disseminação de políticas, pesquisa e desenvolvimento na área.
Atendendo ao Memorando de Entendimento assinado entre os Ministros da Ciência e Tecnologia de Portugal e do Brasil em Outubro de 2009, as edições anteriores da CONFOA, realizadas em 2010, 2011 e 2012, reuniram cerca de 600 participantes.
A CONFOA 2013 será realizada no Brasil, na Universidade de São Paulo, no período de 6 a 9 de outubro de 2013 e pretende reunir interessados em atividades de pesquisa, desenvolvimento, gestão de serviços e definição de políticas relacionadas com o acesso aberto à produção científica produzida em instituições luso-brasileiras de pesquisa e ensino superior.
PÚBLICO-ALVO
O evento visa estimular o envolvimento de pesquisadores, docentes, administradores, estudantes, profissionais e políticos, promovendo maior disseminação, penetração e articulação entre esses atores e o tema do acesso aberto na comunidade luso-brasileira.
TEMAS
Temas a serem tratados no âmbito da Conferência :
• Políticas públicas de acesso aberto, mandatos em instituições de ensino, de pesquisa e desenvolvimento e em agências financiadoras de ciência
• Softwares abertos, protocolos de interoperabilidade entre repositórios e outros sistemas de informação de apoio à atividade científica e acadêmica
• Repositórios de publicações e dados científicos, revistas científicas e outros
• Impacto do acesso aberto na comunidade científica e nos rankings tradicionais e alternativos
• Acesso aberto para uma ciência e uma pesquisa aberta
• Auto-arquivamento e envolvimento da comunidade científica na construção de repositórios
• Direitos de autor
Serão aceitos trabalhos em português, espanhol ou inglês, desde que apresentem uma temática luso-brasileira e de abrangência nacional. Não serão aceitos trabalhos sobre casos restritos a uma dada instituição, repositório ou revista.
LOCAL
Universidade de São Paulo
Sistema Integrado de Bibliotecas
Biblioteca Brasiliana
Auditório Central
Rua da Praça do Relógio, 109
Cidade Universitária
São Paulo – SP – Brasil
The management of digital objects (e.g. articles, datasets, images, streams of data, multimedia objects) and non-digital objects (namely real-world entities, like authors, institutions, teams, geographic locations, etc.) is a crucial issue for the whole scientific and administrative process within an academic institution.
The need to unambiguously locate and access the digital resources, as well as associate them with the related metadata (e.g. authors, relevant entities, institutions, research groups, projects, administrative organisational units) is an essential requirement for managing, accessing, reusing, retrieving and preserving huge amounts of cultural and intellectual resources.
Along with the tide of Big Data, the relevance of this issue has been dramatically increased, making it clear that academic institutions have to take actions and develop plans that foster achievement of these goals. In this Conference, we argue that the introduction of comprehensive Data Management Plans is the imminent step for the Instiutions and their repositories which seek to fulfil requirements set to them.
Data Management Plans facilitate the curation process of digital objects. Thus, the time and effort spent by the curators is minimized.
+ info: http://liber2014.univie.ac.at
Na sequência do Memorando de Entendimento assinado entre os Ministros da Ciência e Tecnologia de Portugal e do Brasil em Outubro de 2009, e dando continuidade às conferências já organizadas, vai realizar-se nos dias 6 a 8 de outubro, na Universidade de Coimbra, Portugal, no Auditório da Reitoria da Universidade de Coimbra, a 5ª Conferência Luso-Brasileira de Acesso Aberto.
Esta Conferência tem como objetivo promover a partilha, discussão, produção e divulgação de conhecimentos, práticas e pesquisa sobre o acesso aberto em todas as suas dimensões e perspetivas, servindo de catalisador à disseminação de políticas, investigação e desenvolvimento na área.
A conferência pretende reunir as comunidades portuguesa e brasileira, que desenvolvem atividades de investigação, desenvolvimento, gestão de serviços e definição de políticas relacionadas com o acesso aberto ao conhecimento, através de repositórios e de revistas de acesso aberto, em instituições de investigação e de ensino superior.
TEMAS
Os temas a serem tratados no âmbito da Conferência são os seguintes:
– Repositórios de publicações científicas;
– Revistas científicas de acesso aberto;
– Repositórios de dados científicos;
– Políticas e mandatos de acesso aberto;
– Interoperabilidade entre os repositórios e outros sistemas de informação de apoio à atividade científica e académica;
– Sistemas de gestão da Ciência e Tecnologia (CRIS);
– Preservação digital;
– Direitos de autor;
– Acesso aberto, bibliometria e métricas alternativas.
+ INFOS em: https://jornadas.fccn.pt/