Eventos

Mar
20
Qua
2013
Jornadas “Gestão de Informação e Propriedade Intelectual em Arquivos”Jornadas “Gestão de Informação e Propriedade Intelectual em Arquivos” @ Auditório do Arquivo Nacional da Torre do Tombo
Mar 20_Mar 21 todo o dia

A Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas (BAD) e o Goethe Institut Portugal organizam nos próximos dias 20 e 21 de Março de 2013, em Lisboa, no Auditório do Arquivo Nacional da Torre do Tombo, as Jornadas “Gestão de Informação e Propriedade Intelectual em Arquivos”.

Programa: http://www.bad.pt/noticia/2013/02/11/jornadas-gestao-de-informacao-e-propriedade-intelectual-em-arquivos.

Out
5
Sáb
2013
4ª Conferência Luso-Brasileira de Acesso Aberto @ Universidade de São Paulo - USP
Out 5_Out 9 todo o dia

VISÃO GERAL

A 4ª Conferência Luso-Brasileira de Acesso Aberto tem como objetivo promover o compartilhamento, a discussão, a geração e a divulgação de conhecimentos, práticas e pesquisas sobre o acesso aberto em todas as suas dimensões e perspectivas, servindo de catalisador à disseminação de políticas, pesquisa e desenvolvimento na área.

Atendendo ao Memorando de Entendimento assinado entre os Ministros da Ciência e Tecnologia de Portugal e do Brasil em Outubro de 2009, as edições anteriores da CONFOA, realizadas em 2010, 2011 e 2012, reuniram cerca de 600 participantes.

A CONFOA 2013 será realizada no Brasil, na Universidade de São Paulo, no período de 6 a 9 de outubro de 2013 e pretende reunir interessados em atividades de pesquisa, desenvolvimento, gestão de serviços e definição de políticas relacionadas com o acesso aberto à produção científica produzida em instituições luso-brasileiras de pesquisa e ensino superior.

PÚBLICO-ALVO

O evento visa estimular o envolvimento de pesquisadores, docentes, administradores, estudantes, profissionais e políticos, promovendo maior disseminação, penetração e articulação entre esses atores e o tema do acesso aberto na comunidade luso-brasileira.

TEMAS

Temas a serem tratados no âmbito da Conferência :

•    Políticas públicas de acesso aberto, mandatos em instituições de ensino, de pesquisa e desenvolvimento e em agências financiadoras de ciência
•    Softwares abertos, protocolos de interoperabilidade entre repositórios e outros sistemas de informação de apoio à atividade científica e acadêmica
•    Repositórios de publicações e dados científicos, revistas científicas e outros
•    Impacto do acesso aberto na comunidade científica e nos rankings tradicionais e alternativos
•    Acesso aberto para uma ciência e uma pesquisa aberta
•    Auto-arquivamento e envolvimento da comunidade científica na construção de repositórios
•    Direitos de autor

Serão aceitos trabalhos em português, espanhol ou inglês, desde que apresentem uma temática luso-brasileira e de abrangência nacional. Não serão aceitos trabalhos sobre casos restritos a uma dada instituição, repositório ou revista.

LOCAL

Universidade de São Paulo
Sistema Integrado de Bibliotecas
Biblioteca Brasiliana
Auditório Central
Rua da Praça do Relógio, 109
Cidade Universitária
São Paulo – SP – Brasil

Out
22
Ter
2013
Webinar: Da utopia à realidade: reflexões sobre os desenvolvimentos recentes do Open Access
Out 22@10:00_11:00

Eloy Rodrigues, Diretor dos Serviços de Documentação da Universidade do Minho

Identificação e reflexão sobre os recentes desenvolvimentos nacionais e internacionais do movimento pelo Acesso Aberto à literatura científica.

Destinatários:

Responsáveis de instituições de investigação e ensino superior, investigadores, gestores de repositórios e profissionais de informação.

Programa:

11h00 – Da utopia à realidade: reflexões sobre os últimos desenvolvimentos internacionais do Open Access, Eloy Rodrigues
11h40 – Perguntas e respostas

Mais informações:

Gabinete de Projetos Open Access – Serviços de Documentação da Universidade do Minho, telefone: 253604983, e-mail: openaccess@sdum.uminho.pt (consulte a apresentação do webinar em PDF).

Inscrições:

[contact-form-7 id=”2362″ title=”Inscrição no Webinar Open Access”]

Out
24
Qui
2013
Webinar: O contributo do RCAAP para a melhoria da comunicação da ciência em PortugalWebinar: O contributo do RCAAP para a melhoria da comunicação da ciência em Portugal
Out 24@10:00_11:00

Sessão de apresentação de dados, indicadores e processos desenvolvidos no âmbito do projeto RCAAP que contribuíram para a melhoria da comunicação de ciência em Portugal e o seu contributo para a disponibilização cada vez maior de trabalhos científicos em acesso aberto para toda a comunidade.


Webinar desenvolvido no âmbito das atividades da Open Access Week do Gabinete de Projetos Open Access da Universidade do Minho.

Destinatários:

Investigadores, gestores de projetos, gestores de repositórios, administradores de ciência e profissionais de informação que pretendam conhecer a evolução e o impacto do projeto RCAAP.

Programa:

11h00 – Apresentação do projeto RCAAP: génese do projeto, João Moreira (FCT)

11h15 – Contributos do projeto RCAAP para a comunicação da ciência em Portugal, José Carvalho

11h40 – Perguntas e respostas

Mais informações:

Gabinete de Projetos Open Access – Serviços de Documentação da Universidade do Minho, telefone: 253604155, e-mail: jcarvalho@sdum.uminho.pt (consulte a apresentação do webinar em PDF).

Inscrições:

[contact-form-7 id=”2360″ title=”Inscrição no Webinar RCAAP”]

Out
25
Sex
2013
Webinar: Diretrizes Open Access da Comissão Europeia para projetos de investigação científicaWebinar: Diretrizes Open Access da Comissão Europeia para projetos de investigação científica
Out 25@10:00_11:00

Sessão de esclarecimento online para apresentar e clarificar as condições de publicação Open Access da Comissão Europeia que exigem que o investigador disponibilize em acesso aberto as publicações que resultem de investigação financiada pela União Europeia.

Webinar desenvolvido no âmbito das atividades de disseminação do projeto OpenAIREplus – Infraestrutura Open Access para a Investigação na Europa (www.openaire.eu), com o objetivo de apoiar os investigadores no cumprimento das condições Open Access no âmbito do 7º Programa Quadro, e apresentar as principais orientações para o programa Horizonte 2020.

Destinatários:

Investigadores, gestores de projetos, administradores de ciência e profissionais de informação que colaborem, participam ou pretendem participar em projetos com financiamento da Comissão Europeia, particularmente no âmbito do 7º Programa Quadro e do Conselho Europeu de Investigação.

Programa:

11h00 – Políticas de Acesso Aberto na Europa: o papel dos agentes financiadores da ciência, Eloy Rodrigues

11h15 – Cumprimento das condições Open Access da Comissão Europeia: o papel da infraestrutura OpenAIRE (Open Access para a Investigação na Europa), Pedro Príncipe

11h40 – Perguntas e respostas

Mais informações:

Gabinete de Projetos Open Access – Serviços de Documentação da Universidade do Minho, telefone: 253604983, e-mail: pedroprincipe@sdum.uminho.pt (consulte a apresentação do webinar em PDF).

INSCRIÇÕES:

[contact-form-7 id=”936″ title=”Inscrição no Webinar OpenAIRE (1ª sessão)”]

Fev
26
Qua
2014
Webinar OpenAIRE sobre o Repositório ZENODOOpenAIRE webinar on ZENODO: Research. Shared @ webinar
Fev 26@14:00_15:00

O projeto OpenAIREplus promove na próxima quarta-feira, 26 de fevereiro (14h00-15h00), um webinar aberto sobre o Repositório ZENODO (www.zenodo.org) com Lars Holm Nielsen do CERN . Será realizada uma apresentação de cerca de 20 minutos para fornecer uma visão geral do ZENODO, focando particularmente os novos recursos. Mais informação no portal OpenAIRE em http://www.openaire.eu/en/component/content/article/9-news-events/517-openaire-webinar-on-zenodo-research-shared.

 

ZENODO (http://zenodo.org/) is a new simple and innovative service that enables researchers, scientists, EU projects and institutions to share and showcase multidisciplinary research results (data and publications) that are not part of existing institutional or subject-based repositories.

Webinar Details

Title: OpenAIRE webinar on ZENODO: Research. Shared

Date:  Wednesday, February 26, 2014

Duration: 15.00 – 16.00 CET / 09.00 – 10.00 AM EST / 14.00 – 15.00 GMT

How to register

To register your interest in attending the workshop, please email iryna.kuchma [at] eifl.net as soon as possible with the following information:

  • your name
  • your email address
  • your job title, institution and country

How you participate: once your place is confirmed, you will receive a URL and password for the session.

All you will need is an internet-connected computer with sound (and maybe headphones if you are in a busy room).

To check if your computer will be able to access the session successfully, please go to: www.instantpresenter.com/systemtest

Out
6
Seg
2014
5ª Conferência Luso-Brasileira sobre Acesso Aberto @ Universidade de Coimbra - Auditório da Reitoria da Universidade de Coimbra
Out 6@8:30_Out 8@16:00

Na sequência do Memorando de Entendimento assinado entre os Ministros da Ciência e Tecnologia de Portugal e do Brasil em Outubro de 2009, e dando continuidade às conferências já organizadas, vai realizar-se nos dias 6 a 8 de outubro, na Universidade de Coimbra, Portugal, no Auditório da Reitoria da Universidade de Coimbra, a 5ª Conferência Luso-Brasileira de Acesso Aberto.

Esta Conferência tem como objetivo promover a partilha, discussão, produção e divulgação de conhecimentos, práticas e pesquisa sobre o acesso aberto em todas as suas dimensões e perspetivas, servindo de catalisador à disseminação de políticas, investigação e desenvolvimento na área.

A conferência pretende reunir as comunidades portuguesa e brasileira, que desenvolvem atividades de investigação, desenvolvimento, gestão de serviços e definição de políticas relacionadas com o acesso aberto ao conhecimento, através de repositórios e de revistas de acesso aberto, em instituições de investigação e de ensino superior.

TEMAS

Os temas a serem tratados no âmbito da Conferência são os seguintes:

– Repositórios de publicações científicas;

– Revistas científicas de acesso aberto;

– Repositórios de dados científicos;

– Políticas e mandatos de acesso aberto;

– Interoperabilidade entre os repositórios e outros sistemas de informação de apoio à atividade científica e académica;

– Sistemas de gestão da Ciência e Tecnologia (CRIS);

– Preservação digital;

– Direitos de autor;

– Acesso aberto, bibliometria e métricas alternativas.