Eventos
O projeto OpenAIREplus promove na próxima quarta-feira, 26 de fevereiro (14h00-15h00), um webinar aberto sobre o Repositório ZENODO (www.zenodo.org) com Lars Holm Nielsen do CERN . Será realizada uma apresentação de cerca de 20 minutos para fornecer uma visão geral do ZENODO, focando particularmente os novos recursos. Mais informação no portal OpenAIRE em http://www.openaire.eu/en/component/content/article/9-news-events/517-openaire-webinar-on-zenodo-research-shared.
ZENODO (http://zenodo.org/) is a new simple and innovative service that enables researchers, scientists, EU projects and institutions to share and showcase multidisciplinary research results (data and publications) that are not part of existing institutional or subject-based repositories.
Webinar Details
Title: OpenAIRE webinar on ZENODO: Research. Shared
Date: Wednesday, February 26, 2014
Duration: 15.00 – 16.00 CET / 09.00 – 10.00 AM EST / 14.00 – 15.00 GMT
How to register
To register your interest in attending the workshop, please email iryna.kuchma [at] eifl.net as soon as possible with the following information:
- your name
- your email address
- your job title, institution and country
How you participate: once your place is confirmed, you will receive a URL and password for the session.
All you will need is an internet-connected computer with sound (and maybe headphones if you are in a busy room).
To check if your computer will be able to access the session successfully, please go to: www.instantpresenter.com/systemtest
Este ano, o congresso SciCom Portugal irá focar o papel da comunicação de ciência no desenvolvimento local, regional, nacional e internacional, em especial nas comunidades de língua portuguesa. (ver info em http://scicom.up.pt).
As comunicações serão organizadas em torno de 6 temas, abordados numa perspetiva teórica ou prática.
Sessões plenárias (3 e 4 de junho):
Sessão de abertura: Quem somos: Repensar a comunicação de ciência à luz da mediação de conhecimento (knowledge brokering)
Mesas Redondas sobre Comunicação de Ciência
Sessão de Encerramento: A ciência com e para a sociedade, no âmbito de uma perspetiva de Investigação e Inovação Responsável (RRI)
Sessões paralelas (3 e 4 de junho):
Temas:
Grassroots, Faça Você Mesmo (DIY), ciência de cidadãos (citizen science), projetos e atividades de ciência desenvolvidos em comunidades
Educação informal e projetos dirigidos a grandes públicos
Multimédia e projetos de arte e ciência
Atividades empresariais, angariação de fundos e marketing científico
Relação com os media, jornalismo científico e projetos influenciadores de políticas científicas
Projetos internacionais ou de larga escala em Ciência e Sociedade
Em cada tema podem ser apresentados trabalhos em duas vertentes:
a) Estudos teóricos e de avaliação
b) Apresentação de projetos e descrição de práticas
Demonstrações práticas (fim da tarde do dia 4)
Programa social (noite do dia 3)
Local:
Porto, ICBAS/FFUP (Mapa: http://tinyurl.com/ICBAS-localizacao)
Datas importantes:
• Abertura das inscrições e submissão de resumos das comunicações: 20 de Janeiro
• Data limite para o envio de resumos: 15 de Março
• Divulgação das comunicações aprovadas: 30 de Abril
• Encerramento das inscrições: 15 de Maio
• Congresso SciCom: 3 e 4 de Junho de 2014
Valor da Inscrição:
30 euros (incluindo almoços volantes, coffee-breaks, programa social e material informativo)
NOTA: As propostas mais bem classificadas serão aceites para apresentação oral. Todas as propostas que obtenham nota mínima na avaliação serão aceites para apresentação em poster.
The 6th Conference on Open Access Scholarly Publishing (COASP) will be hosted by UNESCO at their Paris Headquarters from September 17th – 19th, 2014. Further information will be posted on the Conference page as it becomes available – http://oaspa.org/conference.

Na sequência das duas edições anteriores, Lisboa 2013 e Porto 2014, o Congresso de Comunicação de Ciência SciCom Pt 2015 em Lagos pretende ser um ponto de encontro de pessoas e projectos que envolvam a Comunicação de Ciência.
Sendo uma organização conjunta dos três Centros de Ciência Viva no Algarve, Lagos, Faro e Tavira, o Congresso decorrerá no Centro Cultural de Lagos e também no Centro Ciência Viva desta cidade.
Os dois primeiros dias do Congresso, 28 e 29 de Maio de 2015, serão dedicados à apresentação e discussão de trabalhos relativos a projectos em Comunicação de Ciência, para além da apresentação de palestras por parte de oradores convidados. O último dia, 30 de Maio, será dedicado a diversas áreas e que permitam aos participantes no Congresso adquirirem ou desenvolverem competências específicas em Comunicação de Ciência, da comunicação oral, a fontes de financiamento, passando pela comunicação e literacia visual.
Adaptando alguns dos elementos que compõem tradicionalmente os textos noticiosos, o SciCom Pt 2015 servir-se-á das habituais perguntas, relativas à Comunicação de Ciência, para servirem de âncoras motivacionais e organizadoras dos temas, projetos e experiências a serem apresentados e debatidos no Congresso.
Para além das dimensões referidas, pretende-se que o SciCom Pt 2015 seja também um espaço de contacto informal entre profissionais e não-profissionais e que de alguma forma estejam interessados e envolvidos na divulgação e envolvimento de todo o tipo de públicos na Ciência e Tecnologia. Assim, existirão momentos de informais de troca de experiências, demonstração de projectos, abordagens e novos caminhos para um cada vez maior envolvimento da Sociedade nos processos de tomada de conhecimento e de decisão que envolvam a Ciência.