Eventos

Out
8
Qua
2014
Workshop ConfOA: Como cumprir com os requisitos do Acesso Aberto no quadro europeu Horizonte 2020 @ Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra
Out 8@14:00_16:00

Workshop promovido no âmbito da 5ª Conferência Luso-Brasileira de Acesso Aberto.

Formadores: Victoria Tsoukala (EKT – National Documentation Centre); Eloy Rodrigues (Universidade do Minho); Ana Luísa Silva (Universidade de Coimbra)

Destinatários: Investigadores, docentes e alunos do terceiro ciclo (preferencialmente da Universidade de Coimbra)

Descrição:
O objetivo deste curso é o de informar os investigadores sobre as políticas de Acesso Aberto e de Dados Abertos do Programa-Quadro Horizonte 2020. Através do Horizonte 2020 a Comissão Europeia declara que todos os artigos revistos pelos pares, que resultem de projetos financiados por esta organização, devem ser disponibilizados em acesso aberto.
A oficina irá fornecer informações detalhadas sobre os requisitos para publicação em acesso aberto e sobre a ação-piloto de acesso aberto a dados científicos e aos planos de gestão de dados de investigação. Aos participantes serão dadas informações práticas sobre como cumprir com os requisitos do acesso aberto, e como integrar esses requisitos durante todo o ciclo de vida do projeto – desde a elaboração de propostas à avaliação final.
Resultados:
Esta oficina tem como objetivo reforçar o grau de cumprimento das políticas de Acesso Aberto e de Dados Abertos no programa-quadro Horizonte 2020, por parte dos investigadores portugueses. Assim, os participantes ficarão a:
– Ter uma melhor compreensão das vantagens do Acesso Aberto;
– Conhecer as políticas europeias sobre o Acesso Aberto;
– Conhecer os requisitos de Acesso Aberto do Horizonte 2020;
– Saber como cumprir com esses requisitos (quando publicam um artigo, depositam uma publicação ou submetem um projeto a financiamento)

Idiomas da formação: Inglês e Português
Inscrições disponíveis em http://goo.gl/WOL788
(Número de inscrições limitado a 50 participantes)

foster_logo

Evento apoiado pelo projeto FOSTER