Eventos

Mar
20
Qua
2013
Jornadas “Gestão de Informação e Propriedade Intelectual em Arquivos”Jornadas “Gestão de Informação e Propriedade Intelectual em Arquivos” @ Auditório do Arquivo Nacional da Torre do Tombo
Mar 20_Mar 21 todo o dia

A Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas (BAD) e o Goethe Institut Portugal organizam nos próximos dias 20 e 21 de Março de 2013, em Lisboa, no Auditório do Arquivo Nacional da Torre do Tombo, as Jornadas “Gestão de Informação e Propriedade Intelectual em Arquivos”.

Programa: http://www.bad.pt/noticia/2013/02/11/jornadas-gestao-de-informacao-e-propriedade-intelectual-em-arquivos.

Jan
29
Qua
2014
BOBCATSSSS 2014 @ Barcelona
Jan 29_Jan 31 todo o dia

BOBCATSSS is an annual symposium with themes relating to library and information science. The symposium is under the auspices of EUCLID (European Association for Library and Information Education and Research) and it is organized by students from at lest two European universities. The symposium in January 2014 will take place in Barcelona.

This year’s theme is “Library (r)evolution: Promoting sustainable information practices” and the organizing and planning of the BOBCATSSSS 2014 symposium is a collaboration between two universities from two different countries. The teams from Borås (The university of Borås) and Barcelona (Universitat de Barcelona) are working together in making an international meeting place for exchanging experiences and to fulfil the goal to enable a discussion about sustainable development in the field of library and information science.

+ info: http://bobcatsss2014.hb.se

Jun
2
Seg
2014
Congresso SciCom PT 2014 @ ICBAS/FFUP
Jun 2_Jun 3 todo o dia

Este ano, o congresso SciCom Portugal irá focar o papel da comunicação de ciência no desenvolvimento local, regional, nacional e internacional, em especial nas comunidades de língua portuguesa. (ver info em http://scicom.up.pt).

As comunicações serão organizadas em torno de 6 temas, abordados numa perspetiva teórica ou prática.
Sessões plenárias (3 e 4 de junho):

Sessão de abertura: Quem somos: Repensar a comunicação de ciência à luz da mediação de conhecimento (knowledge brokering)
Mesas Redondas sobre Comunicação de Ciência
Sessão de Encerramento: A ciência com e para a sociedade, no âmbito de uma perspetiva de Investigação e Inovação Responsável (RRI)

Sessões paralelas (3 e 4 de junho):

Temas:

Grassroots, Faça Você Mesmo (DIY), ciência de cidadãos (citizen science), projetos e atividades de ciência desenvolvidos em comunidades
Educação informal e projetos dirigidos a grandes públicos
Multimédia e projetos de arte e ciência
Atividades empresariais, angariação de fundos e marketing científico
Relação com os media, jornalismo científico e projetos influenciadores de políticas científicas
Projetos internacionais ou de larga escala em Ciência e Sociedade

Em cada tema podem ser apresentados trabalhos em duas vertentes:

a) Estudos teóricos e de avaliação
b) Apresentação de projetos e descrição de práticas

Demonstrações práticas (fim da tarde do dia 4)
Programa social (noite do dia 3)
Local:

Porto, ICBAS/FFUP (Mapa: http://tinyurl.com/ICBAS-localizacao)
Datas importantes:

• Abertura das inscrições e submissão de resumos das comunicações: 20 de Janeiro
• Data limite para o envio de resumos: 15 de Março
• Divulgação das comunicações aprovadas: 30 de Abril
• Encerramento das inscrições: 15 de Maio
• Congresso SciCom: 3 e 4 de Junho de 2014
Valor da Inscrição:

30 euros (incluindo almoços volantes, coffee-breaks, programa social e material informativo)

NOTA: As propostas mais bem classificadas serão aceites para apresentação oral. Todas as propostas que obtenham nota mínima na avaliação serão aceites para apresentação em poster.

Jul
29
Ter
2014
Repository Fringe 2014 @ University of Edinburgh
Jul 29_Jul 31 todo o dia

Mark your diaries for Repository Fringe 2014!

This year’s event will take place on Wednesday 30th and Thursday 31st July 2014, at the Informatics Forum, University of Edinburgh.

Mais info: http://rfringe14.blogs.edina.ac.uk/

Out
8
Qua
2014
Workshop ConfOA: Repositórios institucionais e o Open Data Pilot no Horizonte 2020 @ Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra
Out 8@9:00_12:00

Workshop promovido no âmbito da 5ª Conferência Luso-Brasileira de Acesso Aberto.

Formadores: Kevin Ashley (Digital Curation Center) e Pedro Príncipe (Universidade do Minho)
Destinatários: Gestores de repositórios e bibliotecários

Descrição:
O objetivo deste curso é preparar os gestores de repositórios e os bibliotecários para o desempenho de novas funções e de oferecer novos serviços em Gestão de Dados Científicos e, mais especificamente, preparar os formandos para lidar com os requisitos do Open Research Data Pilot do programa-quadro Horizonte 2020.
O Open Research Data Pilot H2020 surge com o propósito de melhorar e maximizar o acesso e a reutilização de dados de investigação resultantes de projetos financiados pela Comissão Europeia. A rede de repositórios institucionais portugueses de acesso aberto (RCAAP) pode desempenhar um papel importante nesta iniciativa europeia, quer no apoio aos investigadores no seio das suas instituições, quer na sua sensibilização para o cumprimento dos objetivos do programa piloto H2020, no que se refere aos requisitos de dados científicos em acesso aberto.
Resultados:
Pretende-se que os gestores de repositórios adquiram conhecimentos sobre os requisitos de dados científicos do H2020 e competências básicas para desenvolver a capacidade de curadoria de dados locais; sobre a gestão do acesso a coleções de dados científicos; sobre a oferta de novos serviços na biblioteca e nos repositórios sobre aconselhamento aos investigadores e elaboração de planos de Gestão de Dados ou sobre a gestão de dados científicos dentro de um projeto.

Idiomas da formação: Inglês e Português

Inscrições disponíveis em http://goo.gl/RWdXFs

(Número de inscrições limitado a 30 participantes)

foster_logo

Evento apoiado pelo projeto FOSTER

Workshop ConfOA: Como cumprir com os requisitos do Acesso Aberto no quadro europeu Horizonte 2020 @ Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra
Out 8@14:00_16:00

Workshop promovido no âmbito da 5ª Conferência Luso-Brasileira de Acesso Aberto.

Formadores: Victoria Tsoukala (EKT – National Documentation Centre); Eloy Rodrigues (Universidade do Minho); Ana Luísa Silva (Universidade de Coimbra)

Destinatários: Investigadores, docentes e alunos do terceiro ciclo (preferencialmente da Universidade de Coimbra)

Descrição:
O objetivo deste curso é o de informar os investigadores sobre as políticas de Acesso Aberto e de Dados Abertos do Programa-Quadro Horizonte 2020. Através do Horizonte 2020 a Comissão Europeia declara que todos os artigos revistos pelos pares, que resultem de projetos financiados por esta organização, devem ser disponibilizados em acesso aberto.
A oficina irá fornecer informações detalhadas sobre os requisitos para publicação em acesso aberto e sobre a ação-piloto de acesso aberto a dados científicos e aos planos de gestão de dados de investigação. Aos participantes serão dadas informações práticas sobre como cumprir com os requisitos do acesso aberto, e como integrar esses requisitos durante todo o ciclo de vida do projeto – desde a elaboração de propostas à avaliação final.
Resultados:
Esta oficina tem como objetivo reforçar o grau de cumprimento das políticas de Acesso Aberto e de Dados Abertos no programa-quadro Horizonte 2020, por parte dos investigadores portugueses. Assim, os participantes ficarão a:
– Ter uma melhor compreensão das vantagens do Acesso Aberto;
– Conhecer as políticas europeias sobre o Acesso Aberto;
– Conhecer os requisitos de Acesso Aberto do Horizonte 2020;
– Saber como cumprir com esses requisitos (quando publicam um artigo, depositam uma publicação ou submetem um projeto a financiamento)

Idiomas da formação: Inglês e Português
Inscrições disponíveis em http://goo.gl/WOL788
(Número de inscrições limitado a 50 participantes)

foster_logo

Evento apoiado pelo projeto FOSTER

Abr
14
Ter
2015
COAR-SPARC Conference 2015 – Connecting research results, bridging communities, opening scholarship @ Reitoria da Universidade do Porto, Portugal
Abr 14@8:30_Abr 16@17:30
COAR-SPARC Conference 2015 – Connecting research results, bridging communities, opening scholarship @ Reitoria da Universidade do Porto, Portugal | Porto | Porto | Portugal

COAR and SPARC are delighted to announce their upcoming joint conference, Connecting Research Results, Bridging Communities, Opening Scholarship on April 15th and 16th in Porto, Portugal. Registration is now open!

Click here to register for the 2015 COAR-SPARC Conference

Co-hosted by the Scholarly Publishing and Academic Resources Coalition (SPARC) and the Confederation of Open Access Repositories (COAR), the meeting will offer a thought-provoking program with dynamic speakers from around the world to discuss the opportunities and challenges for libraries in a world of open science and open content, provide a valuable opportunity for participants to make connections, and learn best practices from colleagues around the world.

The conference is deliberately structured to deliver both an overview of the most important policy and philosophical developments as well as pragmatic sessions to help participants become more effective in their roles on a day-to-day basis. Featured keynote speakers include:

• John Wilbanks, Chief Commons Officer, Sage Bionetworks
• Dominique Babini, Coordinator of Open Access Projects, CLACSO

The intended audience for the conference are library directors, librarians and repository managers, researchers, university administrators, funding agencies, and students.

Space is limited, so please register early! 100 places are reserved for COAR and SPARC members.

The early bird conference rates if you register before March 13, 2015:

• €55.50 EUR for COAR and SPARC members (approximately $65 US)
• €105.50 EUR for non-members (approximately $120 US)

After March 13, 2015

• €80.50 EUR for COAR and SPARC members (approximately $92 US)
• €105.50 EUR for non-members (approximately $120 US)

Please visit the SPARC and COAR websites for more details and to register for the conference.

The conference will offer a poster session. Posters can be submitted while registering for the conference or emailed to Maxie Putlitz at putlitz@sub.uni-goettingen.de by March 13, 2015.

Abr
19
Qua
2017
Jornadas FCCN 2017 @ Quinta de Prados
Abr 19_Abr 21 todo o dia
Abr
11
Qua
2018
Jornadas FCCN 2018 @ INL - International Iberian Nanotechnology Laboratory
Abr 11_Abr 13 todo o dia