Eventos

Out
5
Sáb
2013
4ª Conferência Luso-Brasileira de Acesso Aberto @ Universidade de São Paulo - USP
Out 5_Out 9 todo o dia

VISÃO GERAL

A 4ª Conferência Luso-Brasileira de Acesso Aberto tem como objetivo promover o compartilhamento, a discussão, a geração e a divulgação de conhecimentos, práticas e pesquisas sobre o acesso aberto em todas as suas dimensões e perspectivas, servindo de catalisador à disseminação de políticas, pesquisa e desenvolvimento na área.

Atendendo ao Memorando de Entendimento assinado entre os Ministros da Ciência e Tecnologia de Portugal e do Brasil em Outubro de 2009, as edições anteriores da CONFOA, realizadas em 2010, 2011 e 2012, reuniram cerca de 600 participantes.

A CONFOA 2013 será realizada no Brasil, na Universidade de São Paulo, no período de 6 a 9 de outubro de 2013 e pretende reunir interessados em atividades de pesquisa, desenvolvimento, gestão de serviços e definição de políticas relacionadas com o acesso aberto à produção científica produzida em instituições luso-brasileiras de pesquisa e ensino superior.

PÚBLICO-ALVO

O evento visa estimular o envolvimento de pesquisadores, docentes, administradores, estudantes, profissionais e políticos, promovendo maior disseminação, penetração e articulação entre esses atores e o tema do acesso aberto na comunidade luso-brasileira.

TEMAS

Temas a serem tratados no âmbito da Conferência :

•    Políticas públicas de acesso aberto, mandatos em instituições de ensino, de pesquisa e desenvolvimento e em agências financiadoras de ciência
•    Softwares abertos, protocolos de interoperabilidade entre repositórios e outros sistemas de informação de apoio à atividade científica e acadêmica
•    Repositórios de publicações e dados científicos, revistas científicas e outros
•    Impacto do acesso aberto na comunidade científica e nos rankings tradicionais e alternativos
•    Acesso aberto para uma ciência e uma pesquisa aberta
•    Auto-arquivamento e envolvimento da comunidade científica na construção de repositórios
•    Direitos de autor

Serão aceitos trabalhos em português, espanhol ou inglês, desde que apresentem uma temática luso-brasileira e de abrangência nacional. Não serão aceitos trabalhos sobre casos restritos a uma dada instituição, repositório ou revista.

LOCAL

Universidade de São Paulo
Sistema Integrado de Bibliotecas
Biblioteca Brasiliana
Auditório Central
Rua da Praça do Relógio, 109
Cidade Universitária
São Paulo – SP – Brasil

Out
6
Seg
2014
5ª Conferência Luso-Brasileira sobre Acesso Aberto @ Universidade de Coimbra - Auditório da Reitoria da Universidade de Coimbra
Out 6@8:30_Out 8@16:00

Na sequência do Memorando de Entendimento assinado entre os Ministros da Ciência e Tecnologia de Portugal e do Brasil em Outubro de 2009, e dando continuidade às conferências já organizadas, vai realizar-se nos dias 6 a 8 de outubro, na Universidade de Coimbra, Portugal, no Auditório da Reitoria da Universidade de Coimbra, a 5ª Conferência Luso-Brasileira de Acesso Aberto.

Esta Conferência tem como objetivo promover a partilha, discussão, produção e divulgação de conhecimentos, práticas e pesquisa sobre o acesso aberto em todas as suas dimensões e perspetivas, servindo de catalisador à disseminação de políticas, investigação e desenvolvimento na área.

A conferência pretende reunir as comunidades portuguesa e brasileira, que desenvolvem atividades de investigação, desenvolvimento, gestão de serviços e definição de políticas relacionadas com o acesso aberto ao conhecimento, através de repositórios e de revistas de acesso aberto, em instituições de investigação e de ensino superior.

TEMAS

Os temas a serem tratados no âmbito da Conferência são os seguintes:

– Repositórios de publicações científicas;

– Revistas científicas de acesso aberto;

– Repositórios de dados científicos;

– Políticas e mandatos de acesso aberto;

– Interoperabilidade entre os repositórios e outros sistemas de informação de apoio à atividade científica e académica;

– Sistemas de gestão da Ciência e Tecnologia (CRIS);

– Preservação digital;

– Direitos de autor;

– Acesso aberto, bibliometria e métricas alternativas.

Raquel Truta

Membro da equipa do gabinete de Gestão de Informação Científica, Repositórios e Ciência Aberta