Eventos

Out
21
Dom
2012
Open Access Week 2012
Out 21_Out 28 todo o dia

A “Open Access Week 2012” (Semana Internacional do Acesso Aberto) decorre entre os dias 22 e 28 de Outubro e  constitui um evento global que pretende promover a divulgação de iniciativas e projectos no domínio do acesso livre ao conhecimento, nomeadamente a disponibilização de resultados científicos/académicos em repositórios institucionais, a publicação de revistas científicas em acesso livre, a disponibilização de recursos educativos abertos e outras iniciativas similares.

A Open Access Week será dinamizada por algumas centenas de instituições, grupos e associações vários países, com iniciativas programadas no decurso da semana. A informação relativa ao evento internacional está disponível no sítio www.openaccessweek.org.

Out
22
Ter
2013
Webinar: Da utopia à realidade: reflexões sobre os desenvolvimentos recentes do Open Access
Out 22@10:00_11:00

Eloy Rodrigues, Diretor dos Serviços de Documentação da Universidade do Minho

Identificação e reflexão sobre os recentes desenvolvimentos nacionais e internacionais do movimento pelo Acesso Aberto à literatura científica.

Destinatários:

Responsáveis de instituições de investigação e ensino superior, investigadores, gestores de repositórios e profissionais de informação.

Programa:

11h00 – Da utopia à realidade: reflexões sobre os últimos desenvolvimentos internacionais do Open Access, Eloy Rodrigues
11h40 – Perguntas e respostas

Mais informações:

Gabinete de Projetos Open Access – Serviços de Documentação da Universidade do Minho, telefone: 253604983, e-mail: openaccess@sdum.uminho.pt (consulte a apresentação do webinar em PDF).

Inscrições:

[contact-form-7 id=”2362″ title=”Inscrição no Webinar Open Access”]

Out
24
Qui
2013
Webinar: O contributo do RCAAP para a melhoria da comunicação da ciência em PortugalWebinar: O contributo do RCAAP para a melhoria da comunicação da ciência em Portugal
Out 24@10:00_11:00

Sessão de apresentação de dados, indicadores e processos desenvolvidos no âmbito do projeto RCAAP que contribuíram para a melhoria da comunicação de ciência em Portugal e o seu contributo para a disponibilização cada vez maior de trabalhos científicos em acesso aberto para toda a comunidade.


Webinar desenvolvido no âmbito das atividades da Open Access Week do Gabinete de Projetos Open Access da Universidade do Minho.

Destinatários:

Investigadores, gestores de projetos, gestores de repositórios, administradores de ciência e profissionais de informação que pretendam conhecer a evolução e o impacto do projeto RCAAP.

Programa:

11h00 – Apresentação do projeto RCAAP: génese do projeto, João Moreira (FCT)

11h15 – Contributos do projeto RCAAP para a comunicação da ciência em Portugal, José Carvalho

11h40 – Perguntas e respostas

Mais informações:

Gabinete de Projetos Open Access – Serviços de Documentação da Universidade do Minho, telefone: 253604155, e-mail: jcarvalho@sdum.uminho.pt (consulte a apresentação do webinar em PDF).

Inscrições:

[contact-form-7 id=”2360″ title=”Inscrição no Webinar RCAAP”]

Out
25
Sex
2013
Webinar: Diretrizes Open Access da Comissão Europeia para projetos de investigação científicaWebinar: Diretrizes Open Access da Comissão Europeia para projetos de investigação científica
Out 25@10:00_11:00

Sessão de esclarecimento online para apresentar e clarificar as condições de publicação Open Access da Comissão Europeia que exigem que o investigador disponibilize em acesso aberto as publicações que resultem de investigação financiada pela União Europeia.

Webinar desenvolvido no âmbito das atividades de disseminação do projeto OpenAIREplus – Infraestrutura Open Access para a Investigação na Europa (www.openaire.eu), com o objetivo de apoiar os investigadores no cumprimento das condições Open Access no âmbito do 7º Programa Quadro, e apresentar as principais orientações para o programa Horizonte 2020.

Destinatários:

Investigadores, gestores de projetos, administradores de ciência e profissionais de informação que colaborem, participam ou pretendem participar em projetos com financiamento da Comissão Europeia, particularmente no âmbito do 7º Programa Quadro e do Conselho Europeu de Investigação.

Programa:

11h00 – Políticas de Acesso Aberto na Europa: o papel dos agentes financiadores da ciência, Eloy Rodrigues

11h15 – Cumprimento das condições Open Access da Comissão Europeia: o papel da infraestrutura OpenAIRE (Open Access para a Investigação na Europa), Pedro Príncipe

11h40 – Perguntas e respostas

Mais informações:

Gabinete de Projetos Open Access – Serviços de Documentação da Universidade do Minho, telefone: 253604983, e-mail: pedroprincipe@sdum.uminho.pt (consulte a apresentação do webinar em PDF).

INSCRIÇÕES:

[contact-form-7 id=”936″ title=”Inscrição no Webinar OpenAIRE (1ª sessão)”]

Nov
5
Ter
2013
ICT 2013: Create, Connect, GrowICT 2013: Create, Connect, Grow @ Vilnius
Nov 5_Nov 8 todo o dia

ICT2013 will bring together Europe’s best & brightest in ICT research, with businesses old & new, web start-ups and digital strategists to chart a path for Europe’s ICT research policy. Join us to share your vision for the future with EU policy-makers, and see the latest advances in EU-funded ICT research.

It is expected that ICT2013 will be opened by the President of Lithuania, Dalia Grybauskaitė, who will welcome to Vilnius young people from all over Europe looking to a career in ICT, and open the Lithuanian pavilion, showcasing the best of Lithuanian inventors & inventions.

Neelie Kroes, European Commission Vice President for the Digital Agenda will open the ICT2013 conference, a forum for debating the key issues among Europe as a home for innovation and a destination for ICT research.

The ICT 2013 event will be the first opportunity to learn the details of research funding for ICT-related projects under Horizon 2020, the EU’s new research program for 2014-2020. The European Commission proposed an €80 billion package for research & innovation funding, as part of the drive to create sustainable growth and new jobs in Europe. Horizon 2020 will support the development of ICT in Science (in future and emerging technologies or e-Infrastructures); in industrial leadership (such as smart systems, robotics, photonics, etc.) and in societal challenges (such as eHealth, eGovernment and eSkills.)

Save the date and follow us on twitter @ict2013eu

ICT2013 will bring together Europe’s best & brightest in ICT research, with businesses old & new, web start-ups and digital strategists to chart a path for Europe’s ICT research policy. Join us to share your vision for the future with EU policy-makers, and see the latest advances in EU-funded ICT research.

It is expected that ICT2013 will be opened by the President of Lithuania, Dalia Grybauskaitė, who will welcome to Vilnius young people from all over Europe looking to a career in ICT, and open the Lithuanian pavilion, showcasing the best of Lithuanian inventors & inventions.

Neelie Kroes, European Commission Vice President for the Digital Agenda will open the ICT2013 conference, a forum for debating the key issues among Europe as a home for innovation and a destination for ICT research.

The ICT 2013 event will be the first opportunity to learn the details of research funding for ICT-related projects under Horizon 2020, the EU’s new research program for 2014-2020. The European Commission proposed an €80 billion package for research & innovation funding, as part of the drive to create sustainable growth and new jobs in Europe. Horizon 2020 will support the development of ICT in Science (in future and emerging technologies or e-Infrastructures); in industrial leadership (such as smart systems, robotics, photonics, etc.) and in societal challenges (such as eHealth, eGovernment and eSkills.)

Save the date and follow us on twitter @ict2013eu

Jul
1
Qua
2020
6º Fórum Gestão de Dados de Investigação (GDI)
Jul 1 todo o dia

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Uma edição especial dedicada às Infraestruturas do Roteiro Nacional.

NOTA: a realização do evento fica dependente da evolução das condições de saúde pública e das determinações da Direção Geral de Saúde relativas à prevenção e controlo do COVID-19.

+ INFOS em: https://forumgdi.rcaap.pt/6forum/