Eventos

Out
24
Qui
2013
Webinar: O contributo do RCAAP para a melhoria da comunicação da ciência em PortugalWebinar: O contributo do RCAAP para a melhoria da comunicação da ciência em Portugal
Out 24@10:00_11:00

Sessão de apresentação de dados, indicadores e processos desenvolvidos no âmbito do projeto RCAAP que contribuíram para a melhoria da comunicação de ciência em Portugal e o seu contributo para a disponibilização cada vez maior de trabalhos científicos em acesso aberto para toda a comunidade.


Webinar desenvolvido no âmbito das atividades da Open Access Week do Gabinete de Projetos Open Access da Universidade do Minho.

Destinatários:

Investigadores, gestores de projetos, gestores de repositórios, administradores de ciência e profissionais de informação que pretendam conhecer a evolução e o impacto do projeto RCAAP.

Programa:

11h00 – Apresentação do projeto RCAAP: génese do projeto, João Moreira (FCT)

11h15 – Contributos do projeto RCAAP para a comunicação da ciência em Portugal, José Carvalho

11h40 – Perguntas e respostas

Mais informações:

Gabinete de Projetos Open Access – Serviços de Documentação da Universidade do Minho, telefone: 253604155, e-mail: jcarvalho@sdum.uminho.pt (consulte a apresentação do webinar em PDF).

Inscrições:

[contact-form-7 id=”2360″ title=”Inscrição no Webinar RCAAP”]

Out
8
Qua
2014
Workshop ConfOA: Repositórios institucionais e o Open Data Pilot no Horizonte 2020 @ Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra
Out 8@9:00_12:00

Workshop promovido no âmbito da 5ª Conferência Luso-Brasileira de Acesso Aberto.

Formadores: Kevin Ashley (Digital Curation Center) e Pedro Príncipe (Universidade do Minho)
Destinatários: Gestores de repositórios e bibliotecários

Descrição:
O objetivo deste curso é preparar os gestores de repositórios e os bibliotecários para o desempenho de novas funções e de oferecer novos serviços em Gestão de Dados Científicos e, mais especificamente, preparar os formandos para lidar com os requisitos do Open Research Data Pilot do programa-quadro Horizonte 2020.
O Open Research Data Pilot H2020 surge com o propósito de melhorar e maximizar o acesso e a reutilização de dados de investigação resultantes de projetos financiados pela Comissão Europeia. A rede de repositórios institucionais portugueses de acesso aberto (RCAAP) pode desempenhar um papel importante nesta iniciativa europeia, quer no apoio aos investigadores no seio das suas instituições, quer na sua sensibilização para o cumprimento dos objetivos do programa piloto H2020, no que se refere aos requisitos de dados científicos em acesso aberto.
Resultados:
Pretende-se que os gestores de repositórios adquiram conhecimentos sobre os requisitos de dados científicos do H2020 e competências básicas para desenvolver a capacidade de curadoria de dados locais; sobre a gestão do acesso a coleções de dados científicos; sobre a oferta de novos serviços na biblioteca e nos repositórios sobre aconselhamento aos investigadores e elaboração de planos de Gestão de Dados ou sobre a gestão de dados científicos dentro de um projeto.

Idiomas da formação: Inglês e Português

Inscrições disponíveis em http://goo.gl/RWdXFs

(Número de inscrições limitado a 30 participantes)

foster_logo

Evento apoiado pelo projeto FOSTER

Jul
1
Qua
2020
6º Fórum Gestão de Dados de Investigação (GDI)
Jul 1 todo o dia

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Uma edição especial dedicada às Infraestruturas do Roteiro Nacional.

NOTA: a realização do evento fica dependente da evolução das condições de saúde pública e das determinações da Direção Geral de Saúde relativas à prevenção e controlo do COVID-19.

+ INFOS em: https://forumgdi.rcaap.pt/6forum/

 

 

 

 

Raquel Truta

Membro da equipa do gabinete de Gestão de Informação Científica, Repositórios e Ciência Aberta