Eventos

Out
17
Qua
2012
11º Congresso Nacional de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas: “Integração, Acesso e Valor Social“ @ Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa
Out 17_Out 20 todo o dia

As Bibliotecas e os Arquivos afirmam-se, hoje como no passado, como plataformas privilegiadas para o acesso à informação e ao conhecimento, conjugando uma complexa realidade de fatores humanos, materiais e tecnológicos para um exercício igualitário dos direitos e deveres sociais, cívicos e culturais.

Enquanto organizadores, mediadores e facilitadores de acesso, os profissionais de informação e documentação são o esteio essencial para potenciar o valor social da informação e o alcance estratégico que hoje assumem as tecnologias de informação pela sua capacidade de construir integração.

A gestão de sistemas e redes de informação é uma necessidade fundamental da qual dependem, cada vez mais,  a sustentabilidade e resultados das instituições mas também a relevância e impacto dos serviços de informação que prestam e da permanência do património que gerem.

Em 2012, o 11º Congresso Nacional de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas apresenta-se como um espaço de reflexão e debate sobre o presente e o futuro das bibliotecas e arquivos face a um contexto de condicionalismos e exigências que desafiam conceitos, meios e soluções.

URL: www.bad.pt/11congresso/

Nov
30
Sex
2012
Workshop sobre Horizon2020 e Gestão de ProjetosWorkshop sobre Horizon2020 e Gestão de Projetos @ ¬¬Escola Superior de Enfermagem de Coimbra - UICISA-E
Nov 30@14:30_17:30
Dez
6
Qui
2012
SCAPE Training event ‘Scalable Preservation Environments for Identification and Characterisation’ @ Archaeological Museum of the Martins Sarmento Society, Guimarães, Portugal
Dez 6_Dez 7 todo o dia

Registration for the first SCAPE training event is open at: http://scape-guimaraes.eventbrite.co.uk. The event is being supported by the European Capital of Culture 2012 (http://www.guimaraes2012.pt/).

Agenda

The agenda can be seen here: http://www.scape-project.eu/wp-content/uploads/2012/11/SCAPE_Guimaraes_Agenda_1.0.pdf

 

Who should attend?

Digital preservation practitioners; digital librarians and archivists, digital curators, repository managers, or anyone with a responsibility to manage digital collections.

 

Developers who actively deploy such systems are also encouraged to attend.

 

Registration

Please register at: http://scape-guimaraes.eventbrite.co.uk. The cost for the two days is €100.

Morning and afternoon coffee breaks and lunch will be provided and are included in the registration fee.

Fev
6
Qua
2013
UMinho OA seminarUMinho OA seminar @ Universidade do Minho
Fev 6_Fev 8 todo o dia

The University of Minho, in conjunction withOpenAIRE Project and MedOANet Project, is pleased to announce the UMinho Open Access Seminar. The event will take place at the University of Minho, Braga, from 6 to 8 February 2013.

The three-day seminar include the European Workshop of the MedOANet project – 6th Feb (by invitation only), the open Seminar – 7th Feb, and the OpenAIRE Interoperability Workshop – 8th Feb.

 

Website: http://openaccess.sdum.uminho.pt/?page_id=1229

Registration: http://openaccess.sdum.uminho.pt/?page_id=1230

Mar
11
Seg
2013
‘Edição eletrónica e acesso livre; ameaça ou oportunidade para a divulgação dos saberes?’‘Edição eletrónica e acesso livre; ameaça ou oportunidade para a divulgação dos saberes?’ @ IFP
Mar 11 todo o dia

Depois da música, do cinema, da imprensa e das publicações científicas, o «fenómeno Internet» chegou às revistas e aos livros de ciências humanas. Com iniciativas como o Google Books ou o Europeana, são digitalizadas e disponibilizadas gratuitamente na Internet alas inteiras das nossas bibliotecas. O movimento também chegou às publicações mais recentes: no passado mês de julho, a Comissão Europeia recomendou que os artigos das revistas académicas fossem divulgados em acesso livre na Internet, no máximo, um ano após a sua publicação.
Diversos editores, em especial na área das humanidades, encaram este movimento com apreensão. A divulgação das publicações em acesso livre é para eles sinónimo da morte do papel, o que coloca em perigo o modelo económico utilizado. Em sua opinião, a longo prazo toda a cadeia de divulgação do saber ficará ameaçada.
Em contrapartida, há quem considere este movimento de fundo uma oportunidade para a edição das ciências humanas, desde que os seus modos de divulgação, as suas utilizações e, obviamente, os seus modelos económicos sejam repensados. A conferência apresentará uma análise equilibrada da situação e, através de diversos exemplos, indicará pistas para uma melhor compreensão do lugar que as humanidades podem ter num ambiente digital omnipresente.
Pierre Mounier:

Diretor adjunto do OpenEdition, Pierre Mounier é atualmente docente na École des hautes études en sciences sociales, onde orienta um seminário sobre humanidades digitais. Tendo fundado em 2001 um portal de informação sobre as novas tecnologias – Homo Numericus –, trabalha e publica regularmente sobre os vários aspetos da revolução digital: a edição eletrónica, a comunicação científica em acesso livre, as humanidades digitais e as implicações sociais e políticas da revolução digital.
É autor:

  • Read/Write Book 2. Une introduction aux humanités numériques (éd.), Open Edition Press, 2012
  • L’édition électronique (avec Marin Dacos), La Découverte, 2010
  • Les Maîtres du Réseau. Les enjeux politiques d’Internet, La Découverte, 2002
  • Pierre Bourdieu, une introduction, Pocket, 1999

A entrada é livre mas é preciso inscrever-se : lus@openedition.org.

Mar
20
Qua
2013
Jornadas “Gestão de Informação e Propriedade Intelectual em Arquivos”Jornadas “Gestão de Informação e Propriedade Intelectual em Arquivos” @ Auditório do Arquivo Nacional da Torre do Tombo
Mar 20_Mar 21 todo o dia

A Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas (BAD) e o Goethe Institut Portugal organizam nos próximos dias 20 e 21 de Março de 2013, em Lisboa, no Auditório do Arquivo Nacional da Torre do Tombo, as Jornadas “Gestão de Informação e Propriedade Intelectual em Arquivos”.

Programa: http://www.bad.pt/noticia/2013/02/11/jornadas-gestao-de-informacao-e-propriedade-intelectual-em-arquivos.

Abr
4
Qui
2013
EURODOC’s 2013EURODOC’s 2013 @ Fundação Calouste Gulbenkian
Abr 4@8:00_Abr 5@17:00

EURODOC is the European Council of Doctoral Candidates and Junior Researchers.

http://lisbon2013.abic-online.org

Every year EURODOC convenes to an international conference for young researchers. The aim of the EURODOC conference is to provide the framework for young European researchers to meet with European political and economic leaders and to engage in fruitful discussions on the construction of the European Research and Higher Education Areas.

The following EURODOC Annual Conference and Annual General Meeting will be held in the auditorium of the Fundação Calouste Gulbenkian in Lisbon between the 4th and 5th April 2013.

EURODOC and ABIC aim to create an in-depth debate over a number of key issues the European Union (EU)
identified for European research within the areas of sustainable innovation and knowledge-based economy. Specifically, the role of early stage researchers in tackling issues like:

  1. Global warming, the tightening of energy supplies, security, ageing societies, pandemics and public health;
  2. The development of research helping to integrate citizens living in the EU by respecting differences, while reducing all sorts of communication barriers, discrimination, or marginalisation, that is, by contributing to consolidate a common European identity.

The EU has created programmes such as “Horizon 2020” as a means of boosting research, innovation and competitiveness in Europe. Horizon 2020 brings together EU research and innovation funding under a single programme. It focuses on turning scientific breakthroughs into innovative products and services providing citizens with business opportunities and better living conditions. At the same time it simplifies rules and procedures to attract more high level researchers and a broader range of innovative businesses.

Another example concerns the EU programme “Europe 2020”, where Europe’s growth strategy is outlined. Europe 2020 aims at developing tools to reach a more inclusive and sustainable economy being its goals set on employment, innovation, education, social inclusion and climate/energy. One of its structural axis is the framework “Energy 2020” containing five pillars for action: 1) increasing the use of renewable energy; 2) developing the internal integrated market; 3) ameliorating safety and security in terms of production and transportation; 4) promoting research and innovation policies; 5) bettering the exploitation of geopolitical strength.

Having this in mind, EURODOC 2013 annual conference will include four plenary sessions with distinguished speakers from various European, international and national institutions and organisations. The topics are as follows:

  • Plenary Session I: The EU 2020 Framework Programmes for Research and Sustainable Innovation
  • Plenary Session II: Growing in a healthy environment: New trends in research
  • Plenary Session III: Working and researching within the framework of a sustainable society
  • Plenary Sessions IV: Science, Communication and Social Change

The two last days of the Conference, 6th and 7th April 2013, are solely dedicated to EURODOC’s Annual General Meeting (AGM). The Administrative Board’s annual report, will be presented by the President; the presentation of the financial report, including the accounts, will be given by the Treasurer; it will also take place the ratification of decisions taken by the Administrative Board since the last General Meeting and the election of new a Governing Board and Secretariat.

Abr
7
Dom
2013
ECLAP 2013ECLAP 2013 @ ESMAE/Teatro Helena Sá e Costa
Abr 7_Abr 10 todo o dia

The ECLAP 2013 conference is open to researchers, professionals, industries, institutions, technicians, and practitioners in the area of performing arts and information technologies, media entertainment, technology enhanced learning, intelligent media systems, acoustic systems, cultural heritage, open data, content management, semantic models, metadata standards, and many others. The ECLAP conference aims to create a forum in which progress-oriented individuals and institutions within the aforementioned professions can find a place to collaborate and present results. We cordially invite all interested groups and individuals to submit proposals for sessions within the event, sessions, papers, posters and exhibitions. Each exhibition session offers space (booths and tables) to host demonstrators. Demo and poster sessions will also be organized.

Deadlines:

— Submission of Sections: 21 December 2012

— Submission of papers to the General Track: 31 January 2013

— Submission of papers to the Workshops/Sessions: 31 January 2013

— Response to the Authors: 15 February 2013

— Camera ready version in DOC/Latex with the correct format: 28 February 2013

— Conference: 8-10 April 2013

For info: info@eclap.eu or visit the ECLAP portal http://www.eclap.eu or main conference page: http://www.eclap.eu/eclap2013

Mai
26
Dom
2013
Congresso de Comunicação de Ciência – Sci Com Pt 2013Congresso de Comunicação de Ciência – Sci Com Pt 2013 @ Pavilhão do Conhecimento, Lisboa
Mai 26_Mai 28 todo o dia
<!--:pt-->Congresso de Comunicação de Ciência - Sci Com Pt 2013<!--:--><!--:en-->Congresso de Comunicação de Ciência - Sci Com Pt 2013<!--:--> @ Pavilhão do Conhecimento, Lisboa | Lisboa | Lisboa | Portugal

O Congresso de Comunicação de Ciência 2013 pretende ser um ponto de encontro e discussão para todos os que trabalham e se interessam pela comunicação e divulgação da Ciência.

SciCom PT 2013
:: Envolver o público
:: Envolver os cientistas
:: Envolver os media

  • http://comunicacaodeciencia.wordpress.com

A comunidade de profissionais que se dedicam à investigação, promoção, comunicação e disseminação de ciência em Portugal tem-se desenvolvido consideravelmente nos últimos anos, com o correspondente aumento na quantidade e qualidade do trabalho realizado nestas áreas. Paralelamente a este crescimento, o interesse pelas questões científicas e tecnológicas e a procura de informação científica aumentou de forma sensível nos diferentes sectores do público. Com esta evolução, também amplificaram as oportunidades e a necessidade de actualização, de debate e de interacção na comunidade de profissionais de comunicação de ciência. O Congresso de Comunicação de Ciência – SciCom PT 2013 pretende ser uma plataforma ao serviço desses objectivos.

Data limite para submissão de propostas: 26 de Março de 2013
Data de anúncio das propostas aceites para comunicação: 22 de Abril de 2013
Data limite para inscrição: 20 de Maio de 2013

Anterior edição: Workshop SciCom Portugal, 8 de Abril 2011

Jun
6
Qui
2013
2º Encontro de Bibliotecas de Ensino Superior2º Encontro de Bibliotecas de Ensino Superior @ Universidade de Aveiro
Jun 6@13:00_Jun 7@16:00

A Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas a partir do seu grupo de trabalho de Bibliotecas de Ensino Superior promove nos dias 6 e 7 de junho de 2013, em Aveiro, o 2º Encontro de Bibliotecas de Ensino Superior e sob lema “Partilha, Criatividade e Engenho”.

Este encontro pretende ser um fórum de debate e aperfeiçoamento técnico e científico para todos os profissionais que desenvolvem a sua atividade em bibliotecas e serviços de informação e documentação das instituições de ensino superior em Portugal. Este espaço aberto e participativo vem promover dinâmicas de trabalho, reflexão e formação com o objetivo de:

  • Conhecer e explorar as tendências atuais nos processos de descoberta, acesso e uso da informação no contexto da aprendizagem e investigação.
  • Potenciar e valorizar novas ideias e boas práticas que inspirem e ajudem na definição de novas linhas de trabalho.
  • Perspetivar e refletir sobre os desafios e futuros cenários de intervenção e trabalho para as bibliotecas de ensino superior em Portugal.
  • Reforçar e incentivar redes de instituições e partilha de experiências que desenvolvam a cooperação entre bibliotecas e profissionais.
  • Promover e dinamizar a atualização de competências e de métodos de trabalho dos profissionais.

 

Mais informações em http://www.bad.pt/2encontrobes.

Jun
16
Dom
2013
Open Access Policy in PortugalOpen Access Policy in Portugal @ Teatro Itália
Jun 16_Jun 17 todo o dia

Public consultation launching event
Teatro Tália
June 17th, 2013

 

14:00 – Opening session chaired by Prof. Dr. Leonor Parreira, Secretary of State for
Science and Prof Dr. João Queiró, Secretary of State for Higher Education
14:30 – Open Access and the Future of Scholarly Communication
– Dr. Paul Ayris, LIBER / LERU / University College London (United Kingdom)
15:00 – Q&A
15:15 – Open Access and the Development of Digital Strategies for Research
– Dr. Wolfram Horstmann (Germany), Bodleian Libraries, University of Oxford (UK)
15:45 – Q&A
16:00 – Coffee-break
16:15 – Data Infrastructures: framework for action for H2020
– Carlos Morais Pires, DG Connect, European Commission
16:45 – Q&A
17:00 – Open Access Policy proposal and launching of the public consultation
– Prof. Paulo Pereira, member of the Board of FCT
17:20 – Debate
18:00 – Close

Website: http://omega.fct.mctes.pt/docsonline/20130604_Open_Consultation_Programme_Portugal_final.pdf

Out
4
Sex
2013
Encontro Internacional de ArquivosArchives International Meeting @ Universidade do Algarve
Out 4@8:15_Out 5@9:15

O Encontro Internacional de Arquivos, subordinado ao título Instituições, Arquivos e Sistemas de Informação na Era pós-custodial, apresenta-se como a  concretização de um projecto que visa reunir especialistas da área da Informação num espaço que se quer de reflexão e debate.

Pretende estimular-se a partilha de práticas e experiências face aos novos desafios que se impõem aos profissionais, bem como reconhecer as recentes áreas de interesse no campo da investigação. O papel do arquivista, enquanto gestor, tem vindo a afirmar-se nas políticas estratégicas das organizações, na estruturação dos sistemas de informação e nos constantes desafios da sua profissão.  A produção de conhecimento, em contexto técnico e académico, tem-se debruçado sobre o novo perfil e as novas formas de actuação do profissional da informação. Consequência desta mudança de paradigma surge um novo olhar sobre o funcionamento das instituições, dos sistemas de arquivo e da informação.

 

http://eiarquivos2013.weebly.com/

Proposing the theme Institutions, Archives and Post-Custodial Era Information Systems, Archives International Meeting presents itself as the achievement of a project aiming to bring together Information specialists in a reflection and debate environment.

The goal is to promote the sharing of professionals’ new challenges practices and experiences as well as the discussion on research in recent fields of interest. Archivists as managers have been stated in the strategic policies of organizations, in structuring of information systems and the continuous challenges of the profession. Knowledge production in technical and academic context has been addressing information professional profile and new skills. A new perspective on institutions, archival and information systems comes as a consequence of this paradigm shift.

 

http://eiarquivos2013.weebly.com/

Out
22
Ter
2013
Webinar: Da utopia à realidade: reflexões sobre os desenvolvimentos recentes do Open Access
Out 22@10:00_11:00

Eloy Rodrigues, Diretor dos Serviços de Documentação da Universidade do Minho

Identificação e reflexão sobre os recentes desenvolvimentos nacionais e internacionais do movimento pelo Acesso Aberto à literatura científica.

Destinatários:

Responsáveis de instituições de investigação e ensino superior, investigadores, gestores de repositórios e profissionais de informação.

Programa:

11h00 – Da utopia à realidade: reflexões sobre os últimos desenvolvimentos internacionais do Open Access, Eloy Rodrigues
11h40 – Perguntas e respostas

Mais informações:

Gabinete de Projetos Open Access – Serviços de Documentação da Universidade do Minho, telefone: 253604983, e-mail: openaccess@sdum.uminho.pt (consulte a apresentação do webinar em PDF).

Inscrições:

[contact-form-7 id=”2362″ title=”Inscrição no Webinar Open Access”]

Out
23
Qua
2013
Webinar: Implementação de Políticas de Acesso AbertoWebinar: Implementação de Políticas de Acesso Aberto
Out 23@10:00_11:00

Sessão de esclarecimento online sobre como implementar políticas de acesso aberto em organizações que realizam investigação científica e agências financiadoras de ciência.

Pretende-se informar sobre os recentes desenvolvimentos políticos em Portugal e na Europa, apresentar a opinião e prática dos investigadores Portugueses relativamente ao Acesso Aberto e as orientações para a implementação de políticas de Acesso Aberto desenvolvidas no âmbito do Projeto MedOANet.

Webinar decorrente das atividades de disseminação do projeto MedOANet – Mediterranean Open Access Network (www.medoanet.eu), com o objetivo de não só informar sobre os mais recentes desenvolvimentos políticos em termos de Acesso Aberto em Portugal e na Europa mas também descrever o processo de implementação de uma política de Acesso Aberto.

Destinatários:

Decisores políticos, representantes de instituições que realizam investigação científica, financiadores de ciência e profissionais de informação que colaborem, participam ou pretendem participar em iniciativas de Acesso Aberto nas suas organizações.

Programa:

11h00 – O atual contexto político em Portugal e na Europa

11h10 – Opinião e prática dos investigadores Portugueses

11h20 – Diretrizes para a implementação de políticas de Acesso Aberto

11h35 – Exemplos de boas práticas

11h40 – Perguntas e respostas

Mais informações:

Gabinete de Projetos Open Access – Serviços de Documentação da Universidade do Minho, telefone: 253604982, e-mail: claraboavida@sdum.uminho.pt (consulte a apresentação do webinar em PDF).

Inscrições:

[contact-form-7 id=”2356″ title=”Inscrição no Webinar MedOANet”]

Out
24
Qui
2013
Comunicar Ciência: A Publicação Científica e os seus PúblicosCommunicating Science: Scientific Publication and its Audience @ Universidade da Beira Interior Faculdade de Artes e Letras - Polo 1
Out 24_Out 25 todo o dia

Dirigidas a professores, investigadores, estudantes e bibliotecários as presentes jornadas têm como propósito reunir peritos nas áreas das ciências e humanidades para reflectirem sobre o sentido das respectivas actividades, aprofundando algumas destas questões. Como comunicam os cientistas com os seus pares, e que consequências importa essa forma de o fazer para a ciência que produzem? Que desafios trazem os modos de publicação emergentes – nomeadamente publicação digital, open access, LOTE, o papel das actividades de arquivo e indexação, aspectos sociais e políticos da classificação e ranking de publicações, – e podem as Humanidades abraça-los sem reservas, são algumas das questões que orientam os trabalhos.

Comunicar Ciência: A Publicação Científica e os seus Públicos é um dos eventos associados à International Open Access Week.

Websitehttp://www.comunicarciencia.ubi.pt/conferencia/index.html

Webinar: O contributo do RCAAP para a melhoria da comunicação da ciência em PortugalWebinar: O contributo do RCAAP para a melhoria da comunicação da ciência em Portugal
Out 24@10:00_11:00

Sessão de apresentação de dados, indicadores e processos desenvolvidos no âmbito do projeto RCAAP que contribuíram para a melhoria da comunicação de ciência em Portugal e o seu contributo para a disponibilização cada vez maior de trabalhos científicos em acesso aberto para toda a comunidade.


Webinar desenvolvido no âmbito das atividades da Open Access Week do Gabinete de Projetos Open Access da Universidade do Minho.

Destinatários:

Investigadores, gestores de projetos, gestores de repositórios, administradores de ciência e profissionais de informação que pretendam conhecer a evolução e o impacto do projeto RCAAP.

Programa:

11h00 – Apresentação do projeto RCAAP: génese do projeto, João Moreira (FCT)

11h15 – Contributos do projeto RCAAP para a comunicação da ciência em Portugal, José Carvalho

11h40 – Perguntas e respostas

Mais informações:

Gabinete de Projetos Open Access – Serviços de Documentação da Universidade do Minho, telefone: 253604155, e-mail: jcarvalho@sdum.uminho.pt (consulte a apresentação do webinar em PDF).

Inscrições:

[contact-form-7 id=”2360″ title=”Inscrição no Webinar RCAAP”]

Out
25
Sex
2013
Webinar: Diretrizes Open Access da Comissão Europeia para projetos de investigação científicaWebinar: Diretrizes Open Access da Comissão Europeia para projetos de investigação científica
Out 25@10:00_11:00

Sessão de esclarecimento online para apresentar e clarificar as condições de publicação Open Access da Comissão Europeia que exigem que o investigador disponibilize em acesso aberto as publicações que resultem de investigação financiada pela União Europeia.

Webinar desenvolvido no âmbito das atividades de disseminação do projeto OpenAIREplus – Infraestrutura Open Access para a Investigação na Europa (www.openaire.eu), com o objetivo de apoiar os investigadores no cumprimento das condições Open Access no âmbito do 7º Programa Quadro, e apresentar as principais orientações para o programa Horizonte 2020.

Destinatários:

Investigadores, gestores de projetos, administradores de ciência e profissionais de informação que colaborem, participam ou pretendem participar em projetos com financiamento da Comissão Europeia, particularmente no âmbito do 7º Programa Quadro e do Conselho Europeu de Investigação.

Programa:

11h00 – Políticas de Acesso Aberto na Europa: o papel dos agentes financiadores da ciência, Eloy Rodrigues

11h15 – Cumprimento das condições Open Access da Comissão Europeia: o papel da infraestrutura OpenAIRE (Open Access para a Investigação na Europa), Pedro Príncipe

11h40 – Perguntas e respostas

Mais informações:

Gabinete de Projetos Open Access – Serviços de Documentação da Universidade do Minho, telefone: 253604983, e-mail: pedroprincipe@sdum.uminho.pt (consulte a apresentação do webinar em PDF).

INSCRIÇÕES:

[contact-form-7 id=”936″ title=”Inscrição no Webinar OpenAIRE (1ª sessão)”]