FAIRsFAIR

O projeto FAIRsFAIR – Fostering Fair Data Practices in Europe – tem como objetivo disponibilizar soluções práticas para a utilização dos princípios dos dados FAIR (Findable, Accessible, Interoperable, Reusable) ao longo do ciclo de vida dos dados de investigação. A sua ênfase está na promoção da cultura de dados FAIR e na adoção de boas práticas para tornar os dados FAIR. Este projeto irá desempenhar um papel fundamental no desenvolvimento de normas globais para a certificação FAIR de repositórios e dos dados neles contidos, contribuindo para as políticas e práticas que irão transformar o programa EOSC (European Open Science Cloud) numa infraestrutura operacional.

Do conjunto de resultados esperados ao longo do projeto, destacam-se:

  • o aumento da produção e uso de dados FAIR,
  • a criação de um centro de competências FAIR para todas as comunidades,
  • o desenvolvimento de modelos e currículos académicos para a formação em gestão de dados FAIR e a sua integração nos programas universitários,
  • o Handbook para a adoção de competências FAIR,
  • o mapeamento da oferta formativa sobre os princípios FAIR nas instituições de ensino superior,
  • a certificação e registo de repositórios compatíveis com os princípios FAIR, e
  • a construção de uma rede de repositórios confiáveis.

Todos os detalhes do projeto e principais resultados podem ser consultados em www.fairsfair.eu/the-project

Sobre a participação da Universidade do Minho

A USDB colabora em diferentes áreas de ação do projeto, incidindo sobretudo nas atividades relacionadas com o desenvolvimento de competências FAIR no contexto do ensino superior, a integração da formação sobre dados FAIR nos currículos académicos e o mapeamento da oferta formativa existente.

Início: 01/03/2019
Fim
: 28/02/2022
Duração:
36 meses
Website:
www.fairsfair.eu 

André Vieira

Membro do Gabinete de Gestão de Informação Científica, Repositórios e Ciência Aberta dos Serviços de Documentação e Bibliotecas da Universidade do Minho.