ON-MERRIT

A Ciência Aberta e a investigação Responsável e Inovação visam trazer equidade e inclusão à investigação. No entanto, estarão a beneficiar todos por igual, ou a contribuir para manter as desigualdades, perpetuando o efeito Matthew de vantagem cumulativa?

Através de uma mistura de abordagens sociológicas, bibliométricas e computacionais, o projeto On-MERRIT Observing and Negating Matthew Effects in Responsible Research and Innovation Transition propõe-se estudar este efeito e a fazer recomendações de políticas para o mitigar ou negar.

Este projeto foi iniciado em Outubro de 2019 e tem a duração de 30 meses, sendo os parceiros o Know Center, Technical University of Graz, Open University, Georg-August-Universitat Gottinghen e a Universidade do Minho.

Sobre a participação da Universidade do Minho

Os SDUM colaboram em diferentes áreas de ação do projeto, com particular enfoque na avaliação da aplicação prática dos conceitos RRI e OS por parte dos investigadores; no diagnóstico do conhecimento destes conceitos por parte dos policy-makers, a nível europeu; e na elaboração de diretrizes e recomendações para a incorporação destes princípios na academia, indústria e política.

Início: 01/10/2019
Fim: 31/03/2022
Duração: 30 meses
Website: www.on-merrit.eu

André Vieira

Membro do Gabinete de Gestão de Informação Científica, Repositórios e Ciência Aberta dos Serviços de Documentação e Bibliotecas da Universidade do Minho.