Semana Internacional do Acesso Aberto assinalada na Universidade do Minho

. 29 de Outubro de 2012 . 0 Comments

A Universidade do Minho associou-se às instituições que a nível mundial promoveram a Semana Internacional do Acesso Aberto (Open Access Week) entre os dias 22 e 28 de Outubro. No conjunto de iniciativas previstas na Universidade do Minho (UMinho), destaque para a realização de um workshop nacional MedOAnet na abertura da semana, dia 22 de Outubro.

O workshop nacional MedOAnet foi presidido pelo Reitor da UMinho, Prof. Doutor António Cunha, e contou com as intervenções internacionais do Prof. Bernard Rentier (Reitor da Universidade de Liège e Presidente da Enabling Open Scholarship), da Dr.ª Alma Swan (Diretora de Comunicação na SPARC Europe) e ainda com a presença de especialistas nacionais. No evento participaram decisores políticos e outras partes interessadas no Acesso Aberto com capacidade de promover a mudança e consciencializar para questões chave neste domínio em Portugal.

No âmbito das atividades da semana, de salientar ainda a sessão de esclarecimento sobre o Projeto OpenAIRE, a realizada no dia 24 de Outubro (quarta-feira), através de um Webinar particularmente dirigido aos investigadores envolvidos em projetos financiados pelo Conselho Europeu de Investigação ou pelo 7º Programa-Quadro (FP7) e que têm que cumprir com as condições Open Access previstas nestes programas.

Para além destas ações, a Open Access Week 2012 foi assinalada na UMinho ainda com diversas iniciativas de divulgação e promoção internas, como a disseminação de resultados do RepositóriUM, a dinamização de redes sociais, colocação de uma tarja alusiva e a fixação de cartazes.

Tags: , ,

Categorias: blogue & notícias, institucional, nacional

Sobre o Autor ()

Gestor do RepositóriUM - repositório institucional da Universidade do Minho.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *