Visita de Coordenadora do IBICT ao Gabinete de Projetos Open Access

. 8 de Outubro de 2012 . 0 Comments

Recebemos, no dia 4 de Outubro, a visita de trabalho de Maria Carmem Romcy de Carvalho, Coordenadora-Geral de Pesquisa e Manutenção de Produtos Consolidados do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT).  A visita que ocorreu na sequência da realização da 3ª Conferência Luso-Brasileira de Acesso Aberto, visou conhecer com maior detalhe as atividades relacionadas com o Acesso Aberto desenvolvidas pelos Serviços de Documentação da Universidade do Minho.

Durante a visita a equipa do Gabinete de Projetos teve oportunidade de apresentar, a partir deste site que recentemente iniciamos, os diferentes projetos e atividades em que estamos ou estivemos envolvidos: OpenAIRE e OpenAIREplus, MedOANet, Portal do Conhecimento de Cabo Verde, NECOBELAC e DRIVER. O RepositóriUM, que esteve na origem de toda a nossa atividade neste domínio e continua a ser o nosso “porta-estandarte” foi também analisado. Tivemos ainda oportunidade de explorar um pouco o sistema de gestão da qualidade dos SDUM, em particular os aspetos relacionados com os processos da gestão de projetos e o do RepositóriUM.

Estamos certos que esta visita contribuiu para um melhor conhecimento mútuo e para o reforço das relações entre as nossas organizações, que desde 2010 decorre no âmbito da cooperação luso-brasileira entre o projeto RCAAP e o IBICT, na sequência do Memorando de Entendimento entre os Ministros da Ciência de Portugal e do Brasil.

Categorias: blogue & notícias, Driver, institucional, internacional, MedOAnet, Necobelac, OpenAIRE, OpenAIREplus, políticas, Portal do Conhecimento, repositórios, sobre os projetos

Diretor dos Serviços de Documentação e Bibliotecas da Universidade do Minho