Ranking Webometrics (Edição Julho de 2012)

. 5 de Setembro de 2012 . 0 Comments

A décima quarta edição do Webometrics Ranking já encontra disponível. Na edição de julho de 2012, foram incluídas no universo de análise cerca de 21 mil instituições de ensino superior de todo o mundo, classificadas de acordo com seu desempenho termos académicos/investigação, prestígio, visibilidade internacional, bem como, o seu compromisso relativamente a políticas de Acesso Aberto.

Recorde-se, que este ranking é produzido pelo Centro Superior de Investigaciones Científicas (CSIC), o maior organismo de investigação científica de Espanha, e visa medir o impacto e a visibilidade das universidades na Web. Em termos de metodologia, nesta edição, foram modificados alguns indicadores com vista a aumentar a utilidade do ranking e refletir com maior precisão os dados mais recentes.

O ranking apresenta os resultados com base em quatro indicadores: Presença, que mede o volume de informação publicada na web; Impacto, construído a partir dos links recebidos de terceiros;  Abertura, a contagem do número de documentos que estão disponíveis a partir de repositórios científicos e Excelência, que inclui apenas os artigos de qualidade e que estão entre os 10% mais citados dentro cada disciplina.

À semelhança de edições anteriores, Harvard, o MIT, Stanford e Berkeley continuam a liderar o ranking mundial das universidades, sendo que a primeira instituição fora dos E.U.A a constar nesta listagem é a Universidade de São Paulo (pos. 15), fortemente impulsionada pelo crescimento do seu repositório de teses e dissertações. Considerando apenas o universo universitário português, verificamos que o top 5 é composto por: Universidade do Porto (pos.70), Universidade Técnica de Lisboa (pos. 182), Universidade de Coimbra (pos. 209), Universidade de Lisboa (pos. 228) e Universidade do Minho (pos.254).

No Webometrics podemos também encontrar um ranking web of repositories baseado na análise em cerca de 1.600 repositórios a níevl mundial. Neste particular, a listagem é liderada pelos designados repositórios temáticos (tais como o Social Science Research Network, Arxiv.org e-Print Archive, Smithsonian/NASA Astrophysics Data System, Research Papers in Economics e CiteSeerX).

Neste top mundial, o RepositóriUM, repositório institucional da Universidade do Minho, é o repositório português melhor posicionado, ocupando a 33ª posição em termos mundiais absolutos!  Contudo, considerando apenas repositórios institucionais, ou seja, excluindo repositórios temáticos, que ocupam os primeiros lugares por congregar publicações de milhares de autores de múltiplas instituições, o RepositóriUM ocupa o 26º lugar em termos mundiais, o 12º em termos europeus.

Por fim, para além do ranking das universidades e dos repositórios, no portal Webometrics poderemos ainda encontrar outros rankings relativos a centros de investigação (8.000), Hospitais (16.000) e Escolas de Economia e gestão (1500).

Para informações mais detalhadas, poderá consultar o portal Webometrics: http://repositories.webometrics.info

Ricardo Saraiva

Gestor do RepositóriUM - repositório institucional da Universidade do Minho.

Tags: , , , ,

Categorias: blogue & notícias, internacional, repositórios, temático

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *